Atividade baseou-se na plantação de árvores em meio escolar

Município assinalou simbolicamente Semana da Floresta

08-04-2022
Município assinalou simbolicamente Semana da Floresta
[+] Fotos
Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, proporcionou, entre 21 de março a 8 de abril, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, totalizando cerca de 30 plantações realizadas.

A árvore plantada tratou-se do Carvalho-Cerquinho, uma espécie espontânea que cresce, principalmente, no centro do País.

O Município efetuou, nomeadamente, a entrega e plantação de árvores pelos diferentes estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas do Cadaval. A atividade incidiu na semana de 21 a 25, embora se tenha ainda estendido aos dias 29 de março e 5 e 8 de abril, devido às condições do tempo.

Com a entrega/plantação da árvore, foram também oferecidas placas com a descrição ilustrada da já referida espécie arbórea, que incluía um espaço destinado a colocar o nome do “padrinho” da árvore, que neste caso seria a escola/turma respetiva.

Foi ainda entregue, por cada sala, o guia “Venha descobrir as árvores da vila do Cadaval”.

Paralelamente, o Município lançou, ao Agrupamento de Escolas, o desafio de cada turma apresentar um trabalho em desenho/pintura/colagens/escultura para, posteriormente, ser feita uma exposição artística na Biblioteca Municipal alusiva à temática da “Floresta”.

Recorde-se que a Semana da Floresta é uma atividade anual do Município do Cadaval que, em condições normais, levaria os alunos do Concelho à Serra de Montejunto no intuito de participarem num conjunto de ações de sensibilização para a preservação da floresta e do ecossistema em geral. Mais recentemente, também o município de Alenquer viria a aderir a esta iniciativa em Montejunto, que se encontra interrompida devido à pandemia.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022