Atividade baseia-se na plantação de árvores em meio escolar

Município assinala simbolicamente Semana da Floresta

18-03-2022
Município assinala simbolicamente Semana da Floresta
[Imagem de Arquivo, CMC, 2019]
Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, irá proporcionar, de 21 a 25 de março, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, no total de 23 plantações a realizar.

A árvore a ser plantada trata-se do Carvalho-Cerquinho, uma espécie espontânea que cresce, principalmente, no centro do País.

O Município fará, nomeadamente, a entrega e plantação de uma árvore por cada escola (uma pelas turmas de jardim de infância e uma pelas turmas de 1.º ciclo). No caso da escola-sede do Agrupamento de Escolas, será entregue/plantada uma árvore por cada polo.

Com a entrega/plantação da árvore, será também oferecida uma placa com a descrição ilustrada da espécie arbórea, que incluirá um espaço destinado a colocar o nome do “padrinho” da árvore, que neste caso será o nome da escola/ turma respetiva.

Será ainda entregue, por cada sala, o guia “Venha descobrir as árvores da vila do Cadaval”.

Paralelamente, o Município lançou, ao Agrupamento de Escolas, o desafio de cada turma apresentar um trabalho em desenho/pintura/colagens/escultura para, posteriormente, ser feita uma exposição artística na Biblioteca Municipal alusiva à temática da “Floresta”.

Recorde-se que a Semana da Floresta é uma atividade anual do Município do Cadaval que, em condições normais, levaria os alunos do Concelho à Serra de Montejunto no intuito de participarem num conjunto de ações de sensibilização para a preservação da floresta e do ecossistema em geral. Mais recentemente, também o município de Alenquer viria a aderir a esta iniciativa em Montejunto, que se encontra interrompida devido à pandemia.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022