Estando a realizar ações de monitorização e controlo

Câmara retoma plano de combate à lagarta do pinheiro

07-02-2022
Câmara retoma plano de combate à lagarta do pinheiro
[+] Fotos
A Câmara Municipal encontra-se a efetuar a colocação de armadilhas para captura das lagartas do pinheiro, como medida de combate à praga, sobretudo nas escolas e jardins de infância, áreas de jogos e recreio ou parques e jardins públicos, com elevada afluência de pessoas.

A processionária ou lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.) é o principal inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal, e o seu nome advém das longas procissões de lagartas que se dirigem das árvores para o solo, onde irão crisalidar.

De acordo com informação do GTF – Gabinete Técnico Florestal do Município, nos últimos anos, têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, facto que se atribui principalmente às alterações climáticas verificadas.

Em ambiente urbano, este inseto impõe uma vigilância constante e um combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências que pode trazer em termos de saúde pública: as lagartas libertam milhares de pelos urticantes que se espalham pelo ar, podendo causar graves reações alérgicas no ser humano e nos animais, podendo, em casos extremos, levar à morte.

Em todo o caso, e segundo sustenta o GTF, a solução não residirá no abate das árvores infestadas, tanto mais que se dispõe de uma série de medidas alternativas de controlo deste inseto.

É que, apesar de tudo, as lagartas de processionária têm, tal como todos os seres vivos, um papel importante, uma vez que são fonte de alimento para inúmeras aves (chapins e poupas), morcegos, entre outros animais.

Sendo os pinheiros uma espécie abundante nos espaços escolares, parques e jardins públicos do Cadaval, é importante conhecer os riscos e saber como atuar perante esta praga, presente no Concelho nesta altura do ano.

O que fazer, se encontrar lagartas do pinheiro

Se as lagartas do pinheiro forem encontradas em área florestal (que não seja sua propriedade) mantenha-se afastado. Se as encontrar em espaços públicos de áreas urbanas, afaste-se e entre em contacto com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal.

Nas escolas e outros locais onde estejam presentes crianças, importa impedir, sempre que possível, o seu acesso à zona das árvores atacadas, sobretudo na altura em que as lagartas descem da árvore.

Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, contacte de imediato o centro de saúde local.

Se as lagartas forem encontradas na sua propriedade, deve tomar as medidas necessárias e recomendadas para controlar ou eliminar a presença do inseto, evitando a sua dispersão.

Em caso de dúvidas, contacte o GTF por mail (gtf@cm-cadaval.pt) ou pelo telefone 262 690 100.
Fonte: SCRP - GTF | CMC

• ORÇAMENTO