Notícias do Cadaval - Ambiente & Proteção Civil

• Voluntários assinalaram o Dia da Floresta Autóctone na Serra de Montejunto

Na passada quarta-feira, dia 23 de novembro, a Serra de Montejunto recebeu uma ação de voluntariado alusiva ao Dia da Floresta Autóctone. O evento, organizado pela Associação de Produtores Florestais (APAS Floresta), contou com o apoio do Município do Cadaval e a presença da NEOEN, empresa produtora exclusiva de energias renováveis.

• Água do Cadaval novamente distinguida pela qualidade

Na passada terça-feira, 22 de novembro, a Câmara Municipal do Cadaval voltou a ser contemplada com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” no âmbito da 17.ª Expo Conferência da Água, realizada em Lisboa.

• Concelho do Cadaval reconhecido como ‘Município parceiro Eco Escolas 2022’

Este é um reconhecimento conferido pela Associação Bandeira Azul da Europa.

• Acessos à Serra de Montejunto encontram-se proibidos

O Serviço Municipal de Proteção Civil em articulação com as forças de segurança, informa que os acessos à Serra de Montejunto encontram-se proibidos enquanto o Risco de Incêndio Rural se mantiver em níveis “Muito Elevado ou Máximo”.

• Perigo de Incêndio Rural - Cadaval

O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que, devido à subida da temperatura e ocorrência de vento moderado o IPMA prevê que o Risco de Incêndio Rural no concelho de Cadaval seja Muito Elevado/Máximo nos próximos dias.

• Período Crítico de Incêndios decorre entre 1 de julho e 30 de setembro

A Câmara Municipal informa que, entre 1 de julho e 30 de setembro, que constitui o designado Período Crítico de Incêndios, só serão autorizadas queimas por motivos fitossanitários devidamente justificados.

• Município assinalou simbolicamente Semana da Floresta

Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, proporcionou, entre 21 de março a 8 de abril, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, totalizando cerca de 30 plantações realizadas.

• Abertas inscrições para capacitação de PediGuias

Serão brevemente realizadas um total de três ações de capacitação para novos PediGuias no Aspiring Geoparque Oeste (aGO), ao abrigo de um protocolo assinado entre o aGO e a uniquePATHS, plataforma nacional de turismo sustentável que permite aceder a novas rotas turísticas.

• 9.º Prémio AGIR com candidaturas abertas para entidades coletivas sem fins lucrativos

A REN - Redes Energéticas Nacionais tem em curso, até 29 de abril, as candidaturas para a nona edição do Prémio AGIR, este ano dedicado à promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas. O prémio pretende apoiar projetos desenvolvidos por associações, empresas e organizações sem fins lucrativos.

• Passeio temático mostrou orquídeas de Montejunto

Decorreu, no passado dia 2 de abril, o passeio temático "Orquídeas da Serra de Montejunto", guiado por Armando Frazão, autor do Livro “Orquídeas Silvestres da Arrábida”. A iniciativa contou com organização da AMAC - Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval e com boa adesão, tendo as inscrições esgotado.

• Município assinala simbolicamente Semana da Floresta

Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, irá proporcionar, de 21 a 25 de março, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, no total de 23 plantações a realizar.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022