Procurando favorecer o encontro entre as populações dos dois municípios

Geminação entre Cadaval e Farroupilha (Brasil) reafirmada no “25 de Abril”

29-04-2022
Geminação entre Cadaval e Farroupilha (Brasil) reafirmada no “25 de Abril”
O momento após a assinatura do acordo de geminação
A reafirmação do acordo de geminação com o Município de Farroupilha (Rio Grande do Sul, Brasil) marcou as comemorações do 48.º Aniversário do 25 de Abril, organizadas pelo Município do Cadaval. Na base desta renovação esteve a vontade de ambas as partes colaborarem para o bem-estar dos seus cidadãos e para o desenvolvimento das relações mútuas.

Foi no decorrer nas comemorações dos 48 anos da “Revolução dos Cravos” que os municípios do Cadaval e de Farroupilha reafirmaram solenemente a decisão de desenvolver o protocolo de geminação inicialmente assinado em 20 de outubro de 2019, em Farroupilha.

Desta feita, coube ao prefeito municipal de Farroupilha, Fabiano Feltrin, a deslocação ao Cadaval, para, nesta data insigne, firmar, com José Bernardo Nunes, presidente do Município do Cadaval, um acordo que vem reforçar a cooperação e o relacionamento entre os dois municípios, bem assim entre os povos português e brasileiro.

As partes envolvidas manifestaram a vontade de que esta geminação permita o encontro entre as populações dos dois municípios, designadamente através das associações representativas.

Cadaval e Farroupilha acordam, assim, empreender programas de cooperação; considerar a promoção de trocas económicas, culturais, sociais, educativas ou outras; promover o intercâmbio nas áreas económica, científica e tecnológica, bem como cultural e turística, nomeadamente em torno da casta moscatel, produzida nos dois municípios.

Assumem, igualmente, fomentar acordos comerciais, seus mercados e distribuição, com a consequente ampliação de empregos em ambos os territórios.

Para a prossecução dos fins considerados, será estabelecida uma Comissão Permanente que se reunirá de dois em dois anos e alternadamente, em cada um dos municípios.

Falando ainda no 25 de Abril, as festividades no Cadaval começaram pelas 10 horas da manhã, junto aos Paços do Concelho, com o habitual Hastear da Bandeira, na presença da banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval e com a participação de representantes autárquicos e institucionais do Concelho.

Seguiu-se homenagem aos combatentes, com deposição de coroa de flores no monumento existente no Jardim dos Combatentes (em frente ao quartel da GNR Cadaval). Uma vez mais, o momento solene contou com representação do Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes, pelo seu vice-presidente, o sargento-mor Fernando Jesus.

A manhã festiva terminou com a supracitada receção à comitiva de Farroupilha e subsequente assinatura do acordo de geminação, no auditório dos Paços do Concelho.

Este 48.º Aniversário do 25 de Abril encerrou com um momento musical, nomeadamente com a atuação do Quinteto “Quin5inco” com o trabalho “… de A a Zeca” – tributo a Zeca Afonso, no cineauditório Valentina de Abreu, no Cadaval. Trata-se da segunda vez que este coletivo atua no âmbito das comemorações cadavalenses, embora, desta feita, com participação presencial do público.

Fotorreportagem do 25 Abril aqui.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022