Cadaval é parceiro da rede, apoiando a candidatura intermunicipal

Rede Cultura 2027: Já arrancou a campanha "Leiria a Capital Europeia da Cultura"

26-01-2022
Rede Cultura 2027: Já arrancou a campanha
[+] Fotos
Arrancou, a 26 de janeiro, a campanha promocional da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, um projeto do qual o Cadaval constitui município parceiro, no âmbito da Rede Cultura 2027, e que pretende envolver o território e todos os seus habitantes.

A campanha assinala a chegada do momento de pré-seleção das candidaturas finalistas, com a defesa do projeto de Leiria a acontecer em março, entre os dias 7, 8 e 9, em Lisboa.

Ao longo de um mês, a campanha irá acompanhar a fase de avaliação e defesa do Bidbook (livro de candidatura), lançando vários temas, a começar pela imagem do castelo que ilustra esta notícia.

Partindo do mote da candidatura – CURAR O COMUM – já anunciado com a apresentação do Bidbook e o lançamento do filme promocional, a campanha desdobra o seu significado e os temas centrais da candidatura em diferentes mensagens, cruzando os meios tradicionais com os meios digitais.

«Esta é uma candidatura de escuta e auscultação do território. Esta é uma candidatura feita em rede, plural, inclusiva, a candidatura de um território de encontro, que acolhe, cuida, cura», afirma Paulo Lameiro, coordenador do grupo executivo da Rede Cultura 2027.

«Esta é uma candidatura que parte de um património cultural, natural e humano único para afirmar uma Europa participativa, diversa e sustentável. Este é um território capaz de ser protótipo de uma ideia de Europa, o território onde o Menino do Lapedo nos ensinou que neandertais e sapiens coabitaram e criaram juntos», prossegue o responsável.

«O envolvimento de todas as entidades da Rede 2027 na campanha da candidatura será crucial para afirmar a pertença da candidatura a todo o território, multiplicar a visibilidade da campanha e criar uma maior identificação do território e das pessoas com a candidatura», conclui Paulo Lameiro.

O momento é de envolvência coletiva rumo a um objetivo comum: ver Leiria como porta-estandarte da candidatura da Rede Cultura a Capital Europeia da Cultura 2027.

Hoje, mais do que nunca, unimo-nos num concreto desejo. Somos, em comum, a Europa.

Próximos passos da Candidatura
  • Reunião de pré-seleção em Lisboa: 1.º trimestre de 2022
  • Publicação do relatório de pré-seleção: 1.º trimestre de 2022
  • Encerramento do prazo de apresentação das candidaturas revistas para a seleção final: a definir