Com enfoque na Diabetes

Município promove formação em alimentação saudável no contexto escolar

22-04-2022
Município promove formação em alimentação saudável no contexto escolar
Decorreu, a 18 de abril, uma ação de formação sobre alimentação saudável em contexto escolar, destinada, sobretudo, a promover o aumento da literacia da comunidade educativa em relação à Diabetes. A sessão envolveu a participação de um grupo de 30 funcionárias da autarquia que desenvolvem a sua atividade na educação pré-escolar e 1.º ciclo do Concelho.

A ação, que foi da responsabilidade de Sheila Antunes, técnica da nutricionista da autarquia, tratou-se da primeira realizada sobre esta temática, estando já programada a realização de outro momento para as restantes funcionárias destas categorias profissionais (assistentes operacionais e técnicas).

Sendo a Câmara a entidade competente no fornecimento de refeições escolares, tem também responsabilidade na formação dos seus trabalhadores, para que as crianças com esta patologia sejam plenamente integradas.

Uma criança com diagnóstico de DM1 (Diabetes Mellitus Tipo 1) deve estar sempre acompanhada de um adulto que seja conhecedor da importância do cumprimento dos horários das refeições, ingestão alimentar e plano nutricional.

Essa mesma pessoa deverá conseguir identificar os sinais e sintomas das complicações agudas associadas, bem como ter capacidade para prevenir e acompanhar as ditas complicações, compreendendo a importância do Plano de Saúde Individual de cada uma destas crianças. Porque ter diabetes é, acima de tudo, adquirir hábitos de vida saudáveis.
Fonte: SCRP - SE | CMC

• ORÇAMENTO