A par do surgimento dos contadores inteligentes

Mercado livre: tarifa social de luz e gás natural aplicada automaticamente

02-08-2019
Mercado livre: tarifa social de luz e gás natural aplicada automaticamente
As companhias de luz e gás passaram, recentemente, a ter de aplicar a tarifa social automaticamente, na fatura da eletricidade e do gás natural, aos clientes beneficiários deste apoio. Com o mercado livre, surgem pelo País os contadores inteligentes de eletricidade. Enquanto isso, a tarifa social para o gás de botija encontra-se em fase experimental por parte das entidades competentes.

Segundo informa a Selectra, consultora líder na comparação de tarifas energéticas, «o objetivo da tarifa social da energia é poupar na fatura da luz e do gás, através da aplicação de um desconto de 33,8% na luz e de 31,2% no gás. A estes, podem ser acumulados os descontos comerciais oferecidos pelas companhias de energia».

 

De acordo com a referida entidade, apesar de a atribuição ser automática (por via de articulação interna com a Segurança Social), muitos consumidores ainda não estão a beneficiar da dita tarifa.

 

«Nestes casos, e sempre que se aplique, os próprios consumidores deverão contactar com a empresa que lhes presta o serviço e solicitar a ativação do mesmo, de forma presencial, telefone ou internet», explica.

 

 

Tarifa social no gás de botija

 

Está, entretanto, em curso a aplicação de uma tarifa social no gás de botija, denominada de “tarifa solidária”, com vista a criar maior igualdade para com os clientes de gás natural.

 

Neste âmbito, está em curso um projeto-piloto, decretado pelo Governo, que conta com a participação de dez municípios e que supõe candidatura por parte das empresas de gás.

 

 

Os novos contadores inteligentes de eletricidade

 

As inovações tecnológicas no mercado livre de eletricidade traduzem-se, também, no aparecimento dos novos contadores inteligentes de eletricidade, mediante um inovador sistema de telecontagem.

 

Estes novos equipamentos de contagem de eletricidade serão, sustenta a Selectra, instalados por todo o país, pela própria distribuidora em Portugal.

 

«Todos os consumidores, de todas as empresas de luz, irão beneficiar desta mudança de contador, após receberem uma carta, por parte da distribuidora, com a indicação de uma data e hora agendadas», adianta a consultora.

 

Em breve, os contadores antigos darão lugar a estes novos aparelhos, e, através de um serviço de telecomunicações, permitirão efetuar alterações internas, dispensando a presença de um técnico no local.

 

Estas alterações incluem, por exemplo, a mudança de companhia de luz, bem como a alteração da potência contratada e do ciclo horário.

 

«Ao nível dos consumos, haverá maior possibilidade de controlar o consumo, por dia e por horas, e ainda de detetar possíveis anomalias mais rapidamente», afiança a Selectra.

 

As leituras passarão, deste modo, a ser enviadas, de forma automática, à rede do distribuidor. Esta possibilidade permitirá aos consumidores evitar as estimativas, reduzindo os consumos faturados e ajudando-o a obter uma poupança superior.

 

Na eventualidade de o contador não ter sido alterado, e se o cliente pretender informações adicionais, deverá o mesmo entrar em contacto com a EDP distribuição, através do número 808 100 100, avança a comparadora de tarifas.

 

«A aquisição destes aparelhos de medição não tem qualquer custo para com o consumidor», ressalva.
Fonte: SCRP | CMC

  • ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022




  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2022 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.