Notícias do Cadaval - Ambiente & Proteção Civil

• Abertas inscrições para voluntários do projeto europeu INCREASE

Estão abertas inscrições para interessados em participar na criação de um mapa de cultivo de leguminosas, no âmbito do projeto europeu INCREASE, que pretende envolver as famílias portuguesas no cultivo e preservação de mil variedades regionais de feijão. O objetivo é valorizar a agrobiodiversidade e promover o consumo e cultivo de leguminosas na Europa.

• Prazo para limpeza de terrenos vigora até 15 de março

No âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, alertamos os responsáveis por terrenos confinantes com edifícios, em espaços rurais e com aglomerados populacionais, do dever legal de efetuarem, até 15 de março, os trabalhos de destruição de matos e seleção de árvores, criando a designada Faixa de Gestão de Combustível.

• Câmara põe em marcha plano de combate à lagarta-do-pinheiro

No âmbito do Plano de Combate à Processionária do Pinheiro, a Câmara Municipal tem levado a cabo diversas ações de monitorização e controlo, colocando armadilhas para capturas das lagartas, em locais de maior risco, como espaços escolares, parques e jardins.

• Cerca de 70 árvores plantadas no Campo da Feira, no Cadaval

O Município promoveu recentemente, no Campo da Feira (Cadaval), uma ação de plantação de cerca de 70 árvores de quatro espécies diferentes. A operação de arborização integra-se no projeto de requalificação do Campo da Feira, em curso naquela zona da vila.

• Período Crítico de Incêndios em vigor de 1 de julho a 30 de setembro

Decorre, entre os dias 1 de julho e 30 de setembro, o Período Crítico de Incêndios Rurais, no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Com a entrada em vigor do Período Crítico, ficam suspensas as queimas e queimadas, com algumas exceções que deverão ser requeridas. Conheça quais e saiba como atuar.

• Cadaval e Alenquer promovem "À descoberta da natureza na Serra de Montejunto"

Durante o mês de julho celebra-se o 21.º aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e, para assinalar este marco, os Municípios do Cadaval e de Alenquer estão a promover, conjuntamente, a iniciativa “Virtual BioBlitz – À Descoberta da Natureza na Serra de Montejunto”. Saiba mais e participe!

• COVID-19: Ativado Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Foi ativado ontem, dia 17, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, no seguimento de deliberação tomada pela Comissão Municipal de Proteção Civil. Providenciar, através de uma resposta concertada, as condições e os meios indispensáveis à minimização dos efeitos da pandemia COVID-19 é o principal intuito desta medida.

• COVID-19: Atendimento presencial camarário encerra ao público

O atendimento presencial camarário passou, a partir de hoje, 16 de março, a estar encerrado ao público. Tratou-se de mais uma medida de prevenção, resultante do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Pandemia Coronavírus – COVID-19, e das orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde, concertada com os demais municípios do Oeste. Reveja aqui as medidas já encetadas.

• Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil com parecer favorável da Comissão

Teve lugar, dia 19 de fevereiro, no auditório dos Paços do Concelho, uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil do Cadaval. O encontro teve por meta a apresentação e apreciação da versão final do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil do Cadaval, obtendo o mesmo parecer favorável por parte da comissão.

• Alunos do Concelho participam na ação “A nossa casa é um planeta”

A vila do Cadaval recebeu, no dia 21, a atividade “A nossa casa é um planeta”, inserida no programa “Ecovalor”. A ação de educação ambiental envolveu mais de 200 alunos do Concelho e baseou-se numa inovadora projeção de filmes em cúpula insuflável, montada dentro do pavilhão João Corrêa.

• Centro de Recolha Oficial de Animais com investimento aprovado de 318 mil euros

Foi recentemente assinado o contrato-programa respeitante à construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia dos Municípios do Cadaval e Bombarral, com um investimento aprovado de 318 mil euros, a ser comparticipado pela administração central em 100 mil euros. A assinatura acontece numa altura em que se encontra em estado de execução a primeira fase do referido complexo intermunicipal.