Notícias do Cadaval - Ambiente & Proteção Civil

• Cadaval substitui iluminação pública por lâmpadas LED

Teve início, no passado dia 13 de junho, no concelho do Cadaval, o processo de substituição dos sistemas de iluminação pública da região Oeste por lâmpadas LED, iniciativa levada a cabo no âmbito do Projeto “OesteLED ESE”. Trata-se de um projeto de âmbito intermunicipal com objetivos de preservação ambiental mas também de natureza económica.

• Faixas de Gestão de Combustível avançam dia 1 de junho, no Concelho

Informamos que, a partir de 1 de junho de 2019, decorrerão, nas freguesias de Alguber e Lamas/Cercal, operações ligadas à execução das Faixas de Gestão de Combustível, nos termos definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Se for proprietário de terrenos abrangidos, deverá dirigir-se ao Gabinete Técnico Florestal da CMC.

• CMC promoveu exercícios de evacuação nos estabelecimentos de ensino do Concelho

A Câmara Municipal promoveu, recentemente, exercícios de evacuação nos edifícios escolares do Concelho, com a finalidade de testar os meios e os procedimentos de evacuação. O balanço da atividade foi considerado bastante positivo, tendo envolvido ativamente toda a comunidade escolar.

• Semana Floresta levou 1400 participantes à Serra de Montejunto

Decorreu, entre 28 de março e 5 de abril, a 18ª Semana da Floresta, iniciativa que levou à Serra de Montejunto um total de 1400 participantes, designadamente crianças do pré-escolar e primeiro ciclo dos concelhos do Cadaval e de Alenquer. A iniciativa voltou a conjugar a teatralização de uma estória infantil com um rol de atividades lúdicas no intuito de ligar as crianças à serra, sensibilizando-as para a preservação da floresta e do ecossistema.

• Cadaval passa a contar com Equipa de Intervenção Permanente

O Cadaval passou a dispor, desde o passado dia 1 de abril, de uma Equipa de Intervenção Permanente, a desempenhar funções na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, com o objetivo de reforçar a resposta à emergência na área do Concelho.

• Município do Cadaval volta a aderir à “Hora do Planeta”

O Município do Cadaval volta a associar-se à iniciativa internacional “Hora do Planeta”, indo desligar simbolicamente, no dia 30 de março, pelas 20h30, as luzes dos edifícios municipais. A Hora do Planeta pretende unir milhões de pessoas, em todo o mundo, contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. Conheça e junte-se a esta causa!

• Cadaval volta a sensibilizar para a limpeza de terrenos em meio rural

De 25 fevereiro a 1 de março, o Município irá promover, em todas as freguesias do Concelho, em parceria com a APAS Floresta e a GNR, um conjunto de 10 ações de sensibilização sobre a limpeza de terrenos em espaços rurais. A operação, que acontece pelo segundo ano consecutivo, decorre da obrigatoriedade de efetuar a mencionada limpeza, estabelecida até dia 15 de março. Participe, esclareça-se, previna-se!

• Artista cadavalense “Lumavie” expõe Artesanato Contemporâneo, na Biblioteca

Abre oficialmente no próximo sábado, dia 9 de fevereiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal, a Exposição de Artesanato Contemporâneo, pela autora cadavalense “Lumavie” – Luísa Maria Vieira. A inédita mostra ficará patente ao público até dia 1 de março. Visite!

• Realização de Queimas e Queimadas passou a exigir comunicação prévia

Com as alterações legais verificadas recentemente, toda a realização de Queimas e Queimadas passou a estar sujeita à obrigatoriedade de comunicação prévia da sua realização. O não cumprimento deste procedimento implica em severas coimas, nos termos da lei.

• Centro de Recolha Animal: 1ª Fase de Construção arranca segunda-feira

Após recentemente cumprida a assinatura do "Contrato de Empreitada para a Construção do Centro de Recolha Animal Intermunicipal do Bombarral e Cadaval - 1ª Fase", o começo dos trabalhos está previsto para a próxima segunda-feira, dia 17 setembro. Esta primeira intervenção, que compreende alojamentos para canil e arranjos exteriores, tem um prazo de execução de seis meses.

• Paisagem Protegida de Montejunto celebrou 19 anos de existência

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinalou, no passado fim de semana de 21 e 22 de julho, o seu 19.º Aniversário, através de um conjunto de atividades promovidas pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval. Mercadito de produtos locais, atuações musicais, atividades lúdicas e uma recriação histórica constituíram o programa festivo.