Notícias do Cadaval - Ambiente & Proteção Civil

• Associação de Animais do Cadaval promove feira solidária, este sábado

A APAC – Associação Protetora dos Animais do Cadaval promove este sábado, na Praça da República, uma Feira de Antiguidades e Usados a reverter, em pleno, para os inúmeros cuidados para com os animais abrigados. Dada a elevada procura, a associação lida com uma permanente dificuldade de resposta, humana e material, a juntar à «desesperante» necessidade de recolha de mais animais abandonados. Participe na feira, apoie esta causa!

• Semana da Floresta levou perto de mil crianças a Montejunto (c/vídeo)

Montejunto voltou, recentemente, a ser palco da emblemática Semana da Floresta, iniciativa de preservação da floresta e do ecossistema, bem como de promoção daquela serra. Esta 16ª edição contou com um circuito de atividades lúdicas que envolveu perto de um milhar de crianças de pré-escolar e primeiro ciclo. O Município de Alenquer juntou-se, pelo primeiro ano, ao Município do Cadaval na organização do evento.

• Semana da Floresta volta a sensibilizar crianças, em Montejunto

O Município do Cadaval promove, de 30 de março a 5 de abril, a 16ª Semana da Floresta, trazendo a Montejunto atividades de sensibilização para a preservação da floresta e do ecossistema. Constituindo, pelo primeiro ano, uma parceria com o Município de Alenquer, a iniciativa envolverá todas as crianças de primeiro ciclo e pré-escolar cadavalenses, assim como de algumas instituições de ensino alenquerenses, perfazendo perto de mil participantes.

• Cadaval vai acolher ação de fiscalização da GNR no âmbito da gestão de combustíveis

O Cadaval será palco, na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, de uma ação de fiscalização no âmbito da manutenção das faixas de gestão de combustíveis. A iniciativa insere-se num rol de ações que o Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana está a levar a cabo, de 27 de março a 5 de abril, procurando reduzir o elevado número de incêndios florestais em vários concelhos do distrito de Lisboa.

• Cadaval vai debater trabalho agrícola, recursos hídricos e fitofármacos

Terá lugar na próxima terça-feira, 28 de março, pelas 14h30, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), uma sessão de esclarecimento acerca de temáticas de âmbito rural, nomeadamente abordando o que mudou, em termos legais, quanto a trabalho agrícola, recursos hídricos e fitofármacos. A participação é gratuita e aberta ao público interessado. Participe!

• Município adere a iniciativa mundial “Hora do Planeta”

Em resultado da adesão à iniciativa “Hora do Planeta”, o Município do Cadaval comprometeu-se a desligar, no próximo dia 25 de março, pelas 20h30, as luzes dos edifícios dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal e Moinho das Castanholas. Trata-se de uma ação simbólica e mundial de defesa do ambiente, que pretende celebrar o compromisso de proteger o planeta durante todo o ano.

• Município adota fertilizante natural na manutenção dos espaços verdes

Dando cumprimento ao protocolo celebrado entre o Município e a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval (COOPVAL), teve recentemente lugar a recolha do primeiro lote de vermicomposto – fertilizante natural a utilizar pela Câmara Municipal na manutenção dos espaços verdes, dando assim um destino útil aos resíduos resultantes da calibragem da fruta.

• Programa Ecovalor sensibiliza escolas do Cadaval

No âmbito do programa Ecovalor, organizado pela Valorsul em parceria com o Município do Cadaval, decorreu, recentemente, o primeiro grupo de ações de sensibilização em cinco escolas básicas do concelho. Em curso está já, também, o concurso interescolas “Separa e Ganha”, onde o Cadaval se tem destacado de entre os diversos municípios participantes.

• Risco de incêndios vigora até 30 de setembro

Vigora oficialmente, desde início de julho até 30 de setembro, o designado “período crítico” quanto ao risco de incêndios. Daí decorre a necessidade de adoção, por todos os cidadãos, de uma atitude preventiva e de vigilância em toda a mencionada época. Cuidados redobrados são requeridos em situações de onda de calor como a que Portugal atravessa nos próximos dias.

• Município vai assinalar Dia Mundial do Ambiente

O Município do Cadaval comemora no próximo domingo, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente, com diversas atividades lúdicas para crianças, a terem lugar no recinto do evento “Aldeia dos Sonhos”, na localidade da Vermelha.

• Montejunto Trail realiza-se este domingo

Realiza-se dia 24 de abril o Montejunto Trail 2016, prova que conta com cerca de 650 inscritos no conjunto das vertentes de corrida de montanha e caminhada. Uma das novidades implementadas este ano é a introdução do Mini Trail para quem quer experimentar esta modalidade de desporto da natureza. A dinamização e promoção da serra constituem um dos principais intuitos da iniciativa.