Notícias do Cadaval - Ambiente & Proteção Civil

• Centro de Recolha Animal: 1ª Fase de Construção arranca segunda-feira

Após recentemente cumprida a assinatura do "Contrato de Empreitada para a Construção do Centro de Recolha Animal Intermunicipal do Bombarral e Cadaval - 1ª Fase", o começo dos trabalhos está previsto para a próxima segunda-feira, dia 17 setembro. Esta primeira intervenção, que compreende alojamentos para canil e arranjos exteriores, tem um prazo de execução de seis meses.

• Paisagem Protegida de Montejunto celebrou 19 anos de existência

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinalou, no passado fim de semana de 21 e 22 de julho, o seu 19.º Aniversário, através de um conjunto de atividades promovidas pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval. Mercadito de produtos locais, atuações musicais, atividades lúdicas e uma recriação histórica constituíram o programa festivo.

• Reservatórios de combate a incêndios em Montejunto alvo de furto

Foram, recentemente, alvo de furto diversos componentes dos dois reservatórios de apoio ao combate a incêndios por meios aéreos, que o Município construíra em 2011, em Montejunto. A Câmara está já a diligenciar a reposição daqueles pontos de água, de modo a não perigar os meios de combate, estando o assunto, também, já em fase de investigação pelas autoridades competentes.

• Semana da Floresta sensibilizou cerca de 1300 crianças, em Montejunto (c/vídeo)

Cerca de 1300 crianças do Cadaval e de Alenquer participaram na 17ª Semana da Floresta, recentemente promovida na serra de Montejunto. A emblemática iniciativa de sensibilização para a preservação do ecossistema mostrou à pequenada “O que caiu em Montejunto… em defesa da floresta”.

• João Pereira: «Os caçadores contribuem para o equilíbrio da fauna do mundo»

A Revista Municipal esteve, recentemente, à conversa com João Pereira, presidente da Associação de Caçadores do Concelho do Cadaval, natural e residente na Ventosa, que nos deu a conhecer a atividade levada a cabo pela ACCC, bem como o seu posicionamento face aos constrangimentos que a atividade cinegética enfrenta na atualidade.

• Pedro Santos, APAS Floresta: «Temos de criar fileiras que valorizem mais o nosso produto» (c/vídeo)

Pedro Santos, diretor da APAS Floresta, traçou-nos, recentemente, no âmbito da rubrica “Parar Pra Conversar”, um balanço dos 15 anos de existência daquela organização de sede local, que viria a tornar-se pioneira ao nível da certificação florestal, com a criação do Grupo de Gestão Sustentável, há 10 anos atrás. Aceda a videoentrevista.

• Prémio AGIR apoia projetos de preservação do património natural

Encontra-se a decorrer, até 30 de abril, o período de candidaturas ao Prémio AGIR, uma iniciativa da REN – Redes Energéticas Nacionais. Nesta sua quinta edição, a iniciativa visa apoiar projetos direcionados à preservação do património natural, podendo participar associações, empresas bem como organizações sem fins lucrativos.

• Limpeza de terrenos: condições do tempo alteram prazo de coimas

O Governo promulgou, no passado dia 15 de março, um decreto-lei que vem anular os autos de contraordenação levantados, caso, até 31 de maio, os responsáveis pelos terrenos procedam à gestão de combustível a que estão legalmente obrigados.

• Município volta a associar-se à iniciativa mundial “Hora do Planeta”

O Município do Cadaval volta a associar-se, formalmente, à iniciativa internacional “Hora do Planeta”, indo desligar simbolicamente, no dia 24 de março, pelas 20h30, as luzes de vários edifícios municipais, entre outros compromissos como o já anunciado arranque, em 2018, da erradicação das lâmpadas de mercúrio da iluminação pública, substituindo-as por lâmpadas LED.

• Cadaval empenhado na campanha de sensibilização de prevenção a incêndios

Está em curso, pelo Concelho, um conjunto de ações de sensibilização intitulado “Como proteger a sua casa e a floresta dos incêndios”, numa parceria do Município do Cadaval, APAS Floresta e Guarda Nacional Republicana. Esta força de segurança tem paralelamente em curso, a nível nacional, a "Operação Floresta Protegida 2018". Informe-se e seja um agente preventivo de incêndios!

• Centro de recolha animal: 1ª fase prestes a avançar

Deverá ser lançado, durante o primeiro trimestre de 2018, o concurso público para a primeira fase da construção do Centro de Recolha Oficial Intermunicipal (CROI), equipamento destinado a recolha e alojamento de animais para adoção, um projeto conjunto dos municípios do Cadaval e Bombarral.