Notícias do Cadaval - Ambiente & Proteção Civil

• Centro de recolha intermunicipal oficialmente cedido a associações de animais

Realizou-se, a 29 de junho, a cerimónia de cedência do CRAI – Centro de Recolha Animal Intermunicipal às duas associações de animais do Cadaval e Bombarral, que passaram a dispor, cada qual, de um pavilhão destinado a canil. Isto enquanto se ultimam formalidades para a abertura do CRO – Centro de Recolha Oficial, a ser gerido pelos dois municípios. O empreendimento totaliza já um investimento a rondar os 800 mil euros.

• Período Crítico de Incêndios arranca dia 1 de julho, com diversos cuidados preventivos

Com a chegada do verão e do calor, chega também a necessidade de a Câmara Municipal do Cadaval voltar a alertar e a sensibilizar a população para a Prevenção dos Incêndios Rurais. Nesse sentido, relembramos que o Período Crítico de Incêndios Rurais entra em vigor no próximo dia 1 de julho e decorre até 30 de setembro. Saiba os cuidados a ter.

• Campanha sensibiliza para o não abandono de animais de companhia, no Concelho

O Município tem em marcha uma campanha de sensibilização junto da população, em articulação com a DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. O intuito é o de evitar a reprodução excessiva dos animais de companhia, reduzindo assim o abandono e os subsequentes problemas de saúde pública.

• Mais de 90 pessoas acederam a limpar Montejunto no Dia Mundial do Ambiente

Realizou-se, no passado sábado, dia 5 de junho, a atividade “Vamos limpar a Serra de Montejunto”, uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial do Ambiente promovida pela Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval que reuniu 93 participantes de ambos os concelhos.

• Associação de Bombeiros do Cadaval assinalou 1.º Centenário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval comemorou, de 21 a 23 de maio, o seu primeiro centenário. As comemorações tiveram de se adaptar ao contexto pandémico, no entanto não deixaram de incluir diversas atividades e a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, entre outras individualidades.

• Cadaval assinou memorando de entendimento no âmbito do Geoparque Oeste

O Cadaval foi um dos seis municípios que, no passado dia 27, assinaram, na Lourinhã, o Memorando de Entendimento, a par do Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. O acordo firmado veio estabelecer os termos de cooperação, no âmbito da dinamização do aspirante Geoparque Oeste, da sua estrutura de gestão e da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.

• Junta de Freguesia de Alguber implementa miradouro-baloiço na Serra de Todo-o-Mundo

A Junta de Freguesia de Alguber informa que abriu a 21 de maio, ao público interessado, o Miradouro-baloiço da Serra de Todo-o-Mundo, no intuito de proporcionar uma área temática onde a paisagem, história e património se aliam num convite à visita daquela serra.

• Município e Valorsul entregam "ecobags" à Escola Básica e Secundária do Cadaval

O Município do Cadaval entregou, no passado dia 18, com o apoio da Valorsul, um total de 60 “ecobags” ao Agrupamento de Escolas do Cadaval, no intuito de equipar as salas de aula da Escola Básica e Secundária do Cadaval com aqueles recipientes de reciclagem.

• Cadaval integra o projeto Geoparque Oeste

O Cadaval formalizou recentemente a sua adesão ao Geoparque Oeste, projeto conjunto de seis municípios que se juntaram e têm desenvolvido esforços no sentido da criação de um parque deste tipo em território comum aos municípios promotores: Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

• Gestão de combustível defende floresta e biodiversidade, em Montejunto

A Câmara Municipal e o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em parceria com os sapadores da OesteCIM e da APAS Floresta, têm vindo, desde outubro, a proceder a várias ações de gestão de combustível na Serra de Montejunto. Para além da defesa da floresta contra incêndios, a limpeza contribui para o aumento da biodiversidade e beleza serranas.

• «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» com inscrições abertas

Está de regresso o Programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», com inscrições abertas, entre abril e novembro, para entidades promotoras. Os jovens dos 18 aos 30 anos podem inscrever-se nos projetos ativos até cinco dias antes do respetivo início.