Notícias do Cadaval - Ambiente & Proteção Civil

• Período Crítico de Incêndios em vigor de 1 de julho a 30 de setembro

Decorre, entre os dias 1 de julho e 30 de setembro, o Período Crítico de Incêndios Rurais, no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Com a entrada em vigor do Período Crítico, ficam suspensas as queimas e queimadas, com algumas exceções que deverão ser requeridas. Conheça quais e saiba como atuar.

• Cadaval e Alenquer promovem "À descoberta da natureza na Serra de Montejunto"

Durante o mês de julho celebra-se o 21.º aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e, para assinalar este marco, os Municípios do Cadaval e de Alenquer estão a promover, conjuntamente, a iniciativa “Virtual BioBlitz – À Descoberta da Natureza na Serra de Montejunto”. Saiba mais e participe!

• COVID-19: Ativado Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Foi ativado ontem, dia 17, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, no seguimento de deliberação tomada pela Comissão Municipal de Proteção Civil. Providenciar, através de uma resposta concertada, as condições e os meios indispensáveis à minimização dos efeitos da pandemia COVID-19 é o principal intuito desta medida.

• COVID-19: Atendimento presencial camarário encerra ao público

O atendimento presencial camarário passou, a partir de hoje, 16 de março, a estar encerrado ao público. Tratou-se de mais uma medida de prevenção, resultante do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Pandemia Coronavírus – COVID-19, e das orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde, concertada com os demais municípios do Oeste. Reveja aqui as medidas já encetadas.

• Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil com parecer favorável da Comissão

Teve lugar, dia 19 de fevereiro, no auditório dos Paços do Concelho, uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil do Cadaval. O encontro teve por meta a apresentação e apreciação da versão final do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil do Cadaval, obtendo o mesmo parecer favorável por parte da comissão.

• Alunos do Concelho participam na ação “A nossa casa é um planeta”

A vila do Cadaval recebeu, no dia 21, a atividade “A nossa casa é um planeta”, inserida no programa “Ecovalor”. A ação de educação ambiental envolveu mais de 200 alunos do Concelho e baseou-se numa inovadora projeção de filmes em cúpula insuflável, montada dentro do pavilhão João Corrêa.

• Centro de Recolha Oficial de Animais com investimento aprovado de 318 mil euros

Foi recentemente assinado o contrato-programa respeitante à construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia dos Municípios do Cadaval e Bombarral, com um investimento aprovado de 318 mil euros, a ser comparticipado pela administração central em 100 mil euros. A assinatura acontece numa altura em que se encontra em estado de execução a primeira fase do referido complexo intermunicipal.

• Paisagem Protegida de Montejunto vai celebrar 20 anos de existência

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinala, de 26 a 28 de julho, o seu 20.º Aniversário, com um rol de atividades promovidas pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval. Integram o cartaz festivo uma mostra de produtos locais, atuações musicais, recriação histórica, caminhada e seminário. Venha à serra, participe!

• Cadaval substitui iluminação pública por lâmpadas LED

Teve início, no passado dia 13 de junho, no concelho do Cadaval, o processo de substituição dos sistemas de iluminação pública da região Oeste por lâmpadas LED, iniciativa levada a cabo no âmbito do Projeto “OesteLED ESE”. Trata-se de um projeto de âmbito intermunicipal com objetivos de preservação ambiental mas também de natureza económica.

• Faixas de Gestão de Combustível avançam dia 1 de junho, no Concelho

Informamos que, a partir de 1 de junho de 2019, decorrerão, nas freguesias de Alguber e Lamas/Cercal, operações ligadas à execução das Faixas de Gestão de Combustível, nos termos definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Se for proprietário de terrenos abrangidos, deverá dirigir-se ao Gabinete Técnico Florestal da CMC.

• CMC promoveu exercícios de evacuação nos estabelecimentos de ensino do Concelho

A Câmara Municipal promoveu, recentemente, exercícios de evacuação nos edifícios escolares do Concelho, com a finalidade de testar os meios e os procedimentos de evacuação. O balanço da atividade foi considerado bastante positivo, tendo envolvido ativamente toda a comunidade escolar.