Notícias do Cadaval - Ambiente & Proteção Civil

• Município assinalou simbolicamente Semana da Floresta

Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, proporcionou, entre 21 de março a 8 de abril, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, totalizando cerca de 30 plantações realizadas.

• Abertas inscrições para capacitação de PediGuias

Serão brevemente realizadas um total de três ações de capacitação para novos PediGuias no Aspiring Geoparque Oeste (aGO), ao abrigo de um protocolo assinado entre o aGO e a uniquePATHS, plataforma nacional de turismo sustentável que permite aceder a novas rotas turísticas.

• 9.º Prémio AGIR com candidaturas abertas para entidades coletivas sem fins lucrativos

A REN - Redes Energéticas Nacionais tem em curso, até 29 de abril, as candidaturas para a nona edição do Prémio AGIR, este ano dedicado à promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas. O prémio pretende apoiar projetos desenvolvidos por associações, empresas e organizações sem fins lucrativos.

• Passeio temático mostrou orquídeas de Montejunto

Decorreu, no passado dia 2 de abril, o passeio temático "Orquídeas da Serra de Montejunto", guiado por Armando Frazão, autor do Livro “Orquídeas Silvestres da Arrábida”. A iniciativa contou com organização da AMAC - Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval e com boa adesão, tendo as inscrições esgotado.

• Município assinala simbolicamente Semana da Floresta

Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, irá proporcionar, de 21 a 25 de março, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, no total de 23 plantações a realizar.

• Cadaval dá continuidade à substituição da iluminação pública por tecnologia LED

Dando continuidade ao processo de substituição da iluminação pública convencional por luminárias LED, o Município prevê, no corrente ano e em parceria com a EDP, instalar mais 641 lâmpadas, um investimento estimado em 99 mil euros. A parceria remonta a 2016 e veio promover o aumento da eficiência energética, traduzida tanto em benefícios económicos como ambientais.

• "Cadaval a Compostar" promove ações e distribui compostores no Concelho

No âmbito do projeto «Biobairros – da terra à Terra – Cadaval a Compostar» e no intuito de reduzir os resíduos em aterro, o Município vai realizar, a partir de 14 de março, um rol de 20 ações de sensibilização por todo o território, bem como distribuir 400 compostores domésticos e instalar, na sede de concelho, dois compostores comunitários.

• Câmara retoma plano de combate à lagarta do pinheiro

A Câmara Municipal encontra-se a efetuar a colocação de armadilhas para captura das lagartas do pinheiro, como medida de combate à praga, sobretudo nas escolas e jardins de infância, áreas de jogos e recreio ou parques e jardins públicos, com elevada afluência de pessoas.

• Serra de Montejunto assinalou Dia Mundial da Floresta Autóctone

Para assinalar o Dia Mundial da Floresta Autóctone, a Serra de Montejunto recebeu, no passado dia 23 de novembro, um grupo de alunos do Painho (Cadaval) e da Abrigada (Alenquer). A comemoração contemplou uma atividade de plantação de árvores e de sensibilização para a importância da conservação da floresta nativa daquela serra.

• Qualidade da água volta a ser distinguida pela entidade reguladora

O Município voltou, este ano, a ser distinguido com o “Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano”. A ERSAR reconhece, desta forma, não apenas a qualidade da água propriamente dita, mas também a qualidade na prestação dos serviços de abastecimento público de água.

• Ação de controlo de plantas invasoras juntou cerca de 30 voluntários, em Montejunto

Decorreu, no passado dia 6 de novembro, em Montejunto, uma ação de voluntariado ambiental para controlo de plantas invasoras, que envolveu cerca de 30 voluntários, numa iniciativa da Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022