Uma vez mais englobando atividades de cariz cultural e desportivo

Feriado Municipal atribui condecorações e entrega prémio literário

06-01-2017
Feriado Municipal atribui condecorações e entrega prémio literário
(Cartaz disponível ao fundo da notícia)
Para celebrar o 13 de Janeiro – Feriado Municipal que assinala os 119 anos da Restauração do Concelho, a Câmara leva a cabo, nos próximos dias 13 e 14, um leque de atividades diversas, com realce para a Atribuição de Condecorações do Município e para a Entrega do Prémio Literário “Fernanda Botelho”.

A Atribuição de Condecorações do Município, agendada para as 20h00 do dia 13, volta a distinguir entidades que têm contribuído para a afirmação e desenvolvimento do Concelho, no total de 13 distinções a atribuir este ano.

De referir que a escolha dos agraciados decorre da apreciação efetuada por um conselho consultivo constituído para o efeito, segundo regras regulamentadas.

A Medalha de Mérito Municipal recairá, desta feita, sobre as seguintes entidades individuais e coletivas: Aristides Lourenço Sécio, Diogo José Brochado de Abreu, Adega Cooperativa do Cadaval, Adega Cooperativa da Vermelha, Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, FRUTUS – Estação Fruteira de Montejunto, Central de Frutas do Painho, Agrupamento de Escuteiros de Alguber e Agrupamento de Escuteiros do Vilar.

Por Mérito Desportivo Municipal, serão distinguidos Armindo Florêncio Pereira (“Pé-curto”), Micael Duarte Isidoro e Duarte Carlos Gama Baltazar, enquanto Cláudia Alexandra dos Santos Duarte Picado será agraciada com a Medalha de Mérito Cultural “Duquesa de Cadaval”.

Outro ponto a evidenciar do cartaz do Feriado Municipal consiste na Cerimónia de Entrega do Prémio Literário “Fernanda Botelho”, atividade aberta à comunidade em geral (como, aliás, todas as seguintes), agendada para as 16h00 do dia 14 de janeiro, na Biblioteca Municipal.

O Prémio Literário, na vertente “conto”, foi promovido pelo Município do Cadaval em parceria com a Associação Gritos da Minha Dança, e dele resultaram 380 participantes, de dentro e fora do país, tendo o júri apurado um vencedor e uma menção honrosa.

Integrarão a cerimónia de entrega os membros do júri, os vencedores bem como os representantes da Casa-Museu Fernanda Botelho, criada na Vermelha, localidade onde residiu, por uma década, a reconhecida escritora. A iniciativa terminará com uma visita, apontada para as 17h00, à referida casa-museu, na Vermelha.

Nessa mesma localidade, pelas 18h30, decorrerá, mais precisamente na sede da Junta de Freguesia, a Inauguração da Galeria dos Presidentes de Junta de Freguesia da Vermelha, eleitos após o 25 de Abril de 1974.

Cadaval antigo em exposição de rua

O programa do 119.º Aniversário da Restauração do Concelho propõe no arranque do dia 13, pelas 9h30, o solene Hastear da Bandeira, perante a atuação da fanfarra dos bombeiros locais. Uma hora depois, decorrerá uma Prova de Atletismo (nos escalões petizes, traquinas, benjamins e infantis), que se desenrolará na vertente de corta-mato, a ter lugar no Parque de Lazer da vila.

Para as 10h45, o programa reserva a Inauguração da Exposição de Rua “Cadaval Antigo”, com início na Praça da República. Num trajeto predefinido, os visitantes poderão apreciar uma diversidade de fotografias antigas, expostas nos locais onde outrora foram tiradas, podendo, assim, comparar evolução e mudanças sofridas ao longo dos tempos.

Ao meio-dia, decorrerá a Eucaristia pelos Beneméritos do Concelho, na Igreja Matriz do Cadaval e, pelas 17h00, realizar-se-á a Atribuição do nome “Valentina de Abreu” ao auditório da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

A cerimónia, a ter lugar no próprio auditório, homenageia, deste modo, uma figura proeminente na atividade cultural e social da associação de bombeiros e do próprio Concelho.

Junte-se às comemorações. Participe!

Aceder a cartaz oficial

Fonte: S.Com | CMC