Terça, 7 de Setembro de 2010
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Mensagem do Presidente 
Aristides Lourenço Sécio
 
Foto do PresidenteEm Abril de 2002, o Cadaval apanhava, finalmente, as auto-estradas da informação, com o lançamento do site municipal de Internet.

 Ao longo dos últimos anos, partilhámos, em formato digital, uma imensidão de conteúdos que, de outro modo, dificilmente chegariam aos munícipes, ou, pelo menos, com a ligeireza a que a Internet já nos habituou, evitando gastos e deslocações desnecessárias, de parte a parte.

Lavámos a cara ao nosso sítio, no ano de 2004, por via da criação da Imagem Municipal, e aproveitámos para implementar funcionalidades que determinaram o acréscimo exponencial de visitantes, um pouco por todo o Concelho, o país e o mundo.

Para o sucesso do nosso site foi determinante a implementação de funcionalidades tais como: comunicação da leitura da água, acesso a documentação on-line variada (requerimentos, taxas, legislação, instrumentos de planeamento, actas e editais), às publicações periódicas camarárias e à galeria de fotos; aos sistemas de incentivo económico, concursos de admissão de pessoal e ofertas de emprego; e ainda o facto de, em tempo real, termos colocado os cibernautas em contacto permanente com as principais actividades de âmbito concelhio, no espaço “Notícias”.

Mas para que a Internet pudesse, cada vez mais, fazer parte do imaginário e do dia-a-dia dos nossos munícipes, implementámos dois Espaços de familiarização com a Internet e as Novas Tecnologias em geral, um na vila do Cadaval, outro, mais recentemente, na sede de freguesia de Painho.

Levámos a Internet, em banda larga, às escolas do nosso Concelho, e equipámo-las com os utensílios necessários ao usufruto das Novas Tecnologias, facultando-lhes, ainda, a necessária assistência técnica.

No âmbito da modernização da administração pública, e quando tanto se tem falado no denominado “Simplex” (programa de simplificação administrativa e legislativa), temos orgulho em ter, nos últimos anos, contribuído positivamente para a simplificação, centralização e personalização do atendimento em termos de Serviços Camarários, a par com a renovação do material informático e da formação contínua dos funcionários.

A implementação do SIG – Sistema de Informação Geográfica, nesta autarquia, com todas as possibilidades inerentes, foi outro passo decisivo, em termos de modernização administrativa.

Faltava-nos, entretanto, integrar um projecto inovador e ambicioso como é o “Oeste Digital”, passando a fazer parte de um portal regional que vem estreitar os laços com os diferentes parceiros que a ele aderiram: Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e demais entidades implicadas.

E vem, acima de tudo, permitir dar um passo de gigante no caminho que temos trilhado rumo à modernização e melhoria da qualidade dos serviços, que assenta na criação de uma plataforma electrónica comum com o intuito principal de agilizar o atendimento ao cidadão e a tramitação processual.

Estamos convictos que passaremos, desta forma, a direccionar-nos, cada vez mais, para o Cidadão, e para a satisfação das suas efectivas necessidades.

O Oeste em geral e o Cadaval em particular estão, por isso, de parabéns!

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação