RSU – Resíduos Sólidos Urbanos

 

 

Deve ser uma preocupação de todos mantermos o espaço público limpo e o primeiro passo para que isso aconteça é colocarmos nos locais próprios os resíduos que produzimos em todos os dias da nossa vida, evitando assim problemas de mau cheiro e de saúde pública que quando acontecem prejudicam toda a comunidade.

 

 

RESÍDUOS INDIFERENCIADOS
Os resíduos indiferenciados são os resíduos sólidos urbanos provenientes da recolha indiferenciada e são vulgarmente conhecidos por “lixo doméstico”.
São resíduos que não podem ser separados para reciclagem, que se depositam nos baldes e contentores de lixo postos à disposição de toda a população nos mais diversos lugares do Concelho.
Estes resíduos são recolhidos pelos Serviços de Higiene Urbana da Câmara Municipal e posteriormente encaminhados para o Aterro Sanitário do Oeste.
Para que a recolha e tratamento destes resíduos seja o mais adequado e o menos prejudicial para o ambiente devemos todos colaborar adotando os seguintes comportamentos:
• Coloque só no contentor o lixo que não possa ser reciclado;
• Antes de colocar o lixo no contentor meta-o dentro de um saco de plástico bem fechado;
• Não coloque nos contentores resíduos incandescentes, tóxicos ou perigosos;
• Não coloque no contentor animais mortos;
• Não se esqueça de fechar a tampa do contentor;
• Sempre que verificar alguma anomalia no contentor informe a Câmara do Cadaval pelo telefone 262690171 ou na plataforma “A Minha Rua” disponível no site municipal, acessível aqui, a partir deste link.

 

RESÍDUOS RECICLÁVEIS
Mais de 90% do lixo que produzimos pode e deve ser reciclado, para que isso aconteça é atribuída aos cidadãos a responsabilidade da separação e deposição desse lixo nos locais adequados.
A Câmara Municipal do Cadaval e a Valorsul disponibilizam por todo o território do Município do Cadaval equipamentos para depósito seletivo de resíduos e serviços de recolha seletiva de resíduos, que depois são encaminhados para o processo de reciclagem.
Os resultados obtidos com as recolhas seletivas têm sido animadores mas ainda não são suficientes para atingirmos as metas propostas para o ano 2020. (ver Eco Barómetro)
Para atingirmos as metas propostas contamos com a participação de todos e nesse sentido deixamos aqui alguma informação para ajudar e motivar à separação do lixo que pode e deve ir para reciclar.


Ecoponto Amarelo



Ecoponto Azul



Ecoponto Verde





Ecoponto Vermelho 





Ecoponto Laranja




Meta de recolha seletiva ultrapassada em 2018, no Concelho

Durante o ano de 2018, foram, pela primeira vez, cumpridas as metas fixadas no Plano de Ação do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos da Câmara Municipal do Cadaval, no que respeita à recolha seletiva de resíduos, tendo sida ultrapassadas, em 17 toneladas, as 590 toneladas da meta indicada para o ano de 2018.

Por este facto, estamos todos de parabéns e contamos com todos os cidadãos para superarmos a meta fixada para 2019, que é de 640 toneladas.

A má notícia, no que diz respeito aos resíduos sólidos urbanos, é que, durante o ano de 2018, excedemos em 1000 toneladas a meta fixada para os resíduos sólidos indiferenciados, que era de 3950 toneladas, sendo a meta deste ano de 3750 toneladas.

No entanto, os dados que nos chegaram, referentes aos primeiros meses do ano de 2019, revelam-se muito animadores, abrindo caminho para retificarmos o excesso do ano anterior e cumprirmos as metas fixadas para este ano.












Livro de Reclamações (site externo):
http://https://www.livroreclamacoes.pt





  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2019 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.