Candidaturas para entidades promotoras e para jovens voluntários

«Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» com inscrições abertas

07-04-2021
«Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» com inscrições abertas
Está de regresso o Programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», com inscrições abertas, entre abril e novembro, para entidades promotoras. Os jovens dos 18 aos 30 anos podem inscrever-se nos projetos ativos até cinco dias antes do respetivo início.

O programa promove práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, bem como da monitorização e recuperação de territórios afetados.

De entre os objetivos conta-se a inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco; inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água; recuperação de caminhos de pé-posto; vigilância móvel, a pé ou em bicicleta; vigilância fixa nos postos de vigia; inventariação de áreas necessitadas de limpeza, entre outros onde se inclui apoio logístico, inventariação e monitorização de áreas florestais ardidas, reflorestação, controlo de espécies invasoras, etc.

Os destinatários devem residir em Portugal e ter idades entre os 18 e os 30 anos, inclusive, bem como condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas.

As entidades a que o mesmo se destina são as constantes do Registo Nacional das Organizações Não Governamentais de Ambiente e Equiparadas; entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais; associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem; câmaras municipais; juntas de freguesia; outras entidades que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa.

As candidaturas para entidades promotoras decorrem, anualmente, entre abril e novembro.

As entidades podem submeter candidaturas na plataforma https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/, com o mínimo de 20 dias de antecedência face à data de início de cada projeto, que deve ter uma duração mínima de 15 dias.

Quanto aos voluntários, as respetivas inscrições podem realizar-se até cinco dias antes do início do projeto, na plataforma acima referida.