Alenquer juntou-se ao Cadaval nesta atividade de sensibilização

Semana da Floresta levou perto de mil crianças a Montejunto (c/vídeo)

11-04-2017
Semana da Floresta levou perto de mil crianças a Montejunto (c/vídeo)
Vereadora Fátima Paz junto de um grupo participante
Montejunto voltou, recentemente, a ser palco da emblemática Semana da Floresta, iniciativa de preservação da floresta e do ecossistema, bem como de promoção daquela serra. Esta 16ª edição contou com um circuito de atividades lúdicas que envolveu perto de um milhar de crianças de pré-escolar e primeiro ciclo. O Município de Alenquer juntou-se, pelo primeiro ano, ao Município do Cadaval na organização do evento.

Para além dos mais de 700 participantes oriundos do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho do Cadaval, participaram também, pela primeira vez, perto de 250 crianças provenientes de escolas e jardins do concelho de Alenquer, nomeadamente de Abrigada, Cabanas de Torres e Vila Verde dos Francos.

As atividades propostas para esta 16ª edição, que fizeram as delícias da pequenada, foram: tiro com arco, “slackline” (equilíbrio sobre fita suspensa), “caça aos tesouros da floresta”, “gincana da floresta”, “escorrega da floresta”, insuflável (com obstáculos, escalada e escorrega) e plantação de árvores.

A iniciativa decorreu de 30 março a 5 de abril, na zona do Parque de Merendas de Montejunto, tendo, uma vez mais, contado com o apoio da APAS Floresta – Associação de Produtores Florestais.

Satisfação das crianças traduzida num balanço positivo

Fátima Paz, vice-presidente do Município do Cadaval, faz um balanço muito positivo da 16ª Semana da Floresta, referindo a satisfação camarária com a parceria, iniciada este ano, com o Município de Alenquer na organização da atividade. «Já tinha sido vontade, no ano anterior, que isso acontecesse, considerando que Alenquer também tem responsabilidade neste parque natural», refere a edil. «Este ano conseguimos, atempadamente, conversar e concretizar a atividade em parceria».

A também vereadora da Educação destaca a «grande satisfação» com que as crianças participaram nas atividades, destacando quer o cariz especialmente lúdico desta edição, quer as «excelentes» condições do «ex-libris natural» da serra para acolher a iniciativa.

«Continuamos a acreditar que temos de continuar a mostrar a serra aos nossos alunos, fazendo ver que, no nosso concelho, temos espaços fantásticos e locais a desfrutar».

É intuito do Município do Cadaval prosseguir com a atividade, mantendo a parceria com Alenquer, que, segundo a vice-presidente, também manifestou satisfação com a atividade, quer por parte do Município, quer das crianças alenquerenses que por ali passaram.

Fotorreportagem na página de Facebook da CMC, com acesso aqui.

Aceda, abaixo, a videorreportagem municipal.

Fonte: S.Com. | CMC