A igreja carece de obras de restauro da estrutura interior

Secretário de Estado assinou contrato para recuperação da Igreja de Lamas

13-04-2017
Secretário de Estado assinou contrato para recuperação da Igreja de Lamas
Pe. Yovanny, Secretário de Estado e Presidente da CMC
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, deslocou-se esta manhã, dia 13 de abril, ao concelho do Cadaval, a fim de assinar o contrato de financiamento para “Restauro e Conservação da Estrutura Interior da Igreja Matriz de São Tomé de Lamas”. A assinatura prevê uma comparticipação financeira de metade do valor da obra, a qual ascende a mais de 80 mil euros.

Para além do referido secretário de Estado, participaram na assinatura Sónia Ramalhinho, diretora-geral das Autarquias Locais, João Teixeira, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e o padre Yovanny Frias, representante da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Tomé de Lamas. Testemunharam ainda o ato solene José Bernardo Nunes, presidente do Município do Cadaval, e Viriato de Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Lamas e Cercal.

A obra, da responsabilidade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Tomé de Lamas, contou, assim, com aprovação da respetiva candidatura pelo Governo, até ao montante máximo de 41,751 euros, correspondendo a 50 por cento do valor comparticipável daquele investimento, que ascende a mais de 80 mil euros (em rigor, 83.502 euros).

José Bernardo Nunes agradeceu, na ocasião, o esforço que a secretaria de Estado desenvolveu no sentido de conseguir este apoio à igreja da freguesia de Lamas e Cercal. «É uma freguesia muito grande e, embora a igreja esteja deslocalizada, quer em relação ao centro da freguesia quer em relação ao número de habitantes da localidade, é uma igreja muito antiga e uma importante referência», referiu o autarca. «Como se pôde verificar, eram necessárias obras de remodelação interior, e foi com muito agrado que recebemos a notícia da aprovação desta candidatura», afirmou o presidente.

Por seu turno, Yovanny Frias, pároco da freguesia, deixou um especial agradecimento ao secretário de Estado, estendendo gratidão ao presidente do Município, ao presidente da Junta de Freguesia e a todos os demais contribuidores do restauro da igreja.

Carlos Miguel adiantou, por sua vez, a pretensão do Governo de, com esta assinatura, procurar «criar uma cooperação assente em três vértices – o Governo, a Fábrica da Igreja (e as pessoas que a envolvem) e a Câmara Municipal.

«Sei que a paróquia tem duas candidaturas, esta e outra, mas nós temos cerca de duas centenas de pedidos de candidaturas iguais ou idênticas a esta e, por ano, não conseguimos apoiar mais que trinta, face à verba que dispomos», adiantou o governante, salientando a importância daquele tipo de património.

Fonte: S.Com. | CMC