O prémio vem assinalar o desempenho relevante por parte da Câmara Municipal

Qualidade da água do Cadaval distinguida pela entidade reguladora

07-12-2017
Qualidade da água do Cadaval distinguida pela entidade reguladora
O Município do Cadaval foi recentemente distinguido com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”. A atribuição dos selos de qualidade constitui um reconhecimento que a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) passou a fazer, este ano, às entidades gestoras que se evidenciem pelo seu desempenho.

A ERSAR passou, assim, a reconhecer as entidades gestoras «que constituam casos que se distingam pela qualidade na prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos», informa a entidade.

Para o efeito, a ERSAR realizou uma parceria com o Jornal “Água & Ambiente” e convidou, para integrar o júri, várias entidades representativas do setor, a saber: Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, Associação para a Gestão de Resíduos, Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Segundo informa a ERSAR, o júri deliberou a atribuição de selos de qualidade «às entidades que tenham evidenciado cumprir todos os critérios previstos em regulamento, bem como o cumprimento de certos aspetos qualitativos no tema da governança e todas as obrigações legais, não apresentando ocorrências significativas com impacte na qualidade do serviço prestado.»

Deste modo, na vertente “Águas” do concurso, o Município do Cadaval foi distinguido com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”.

A cada entidade a que foi atribuído um selo de qualidade, coube um certificado assim como o direito de usar, na sua comunicação institucional, uma imagem identificadora da distinção recebida.

Segundo adianta Luís Filipe Neves, chefe da Divisão dos Serviços Urbanos da Câmara Municipal do Cadaval, os valores da água para consumo humano no concelho não são melhores que nos anos anteriores. «Sempre tivemos uma boa qualidade de água, desde que se faz Controlo de Qualidade (1994)», refere. O que sucedeu foi que somente este ano a ERSAR implementou os mencionados prémios de qualidade. «Ficamos, no entanto, satisfeitos com este reconhecimento e por constarmos entre as 111 entidades gestoras premiadas nesta vertente», acrescenta.
Fonte: S.Com | CMC