Programa de Ocupação de Tempos Livres

No âmbito da Portaria n.º 205/2013 de 19 de junho, procede-se à divulgação do Programa OTL – Ocupação de Tempos Livres para o corrente ano de 2020, na vertente de Longa Duração.

O Programa OTL:
É um programa do IPDJ, I.P. que visa proporcionar, aos jovens, experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, permitindo desenvolver capacidades e competências, contribuindo para uma ocupação dos tempos livres de forma saudável.

• Modalidade de Longa Duração
Nesta modalidade, os jovens dinamizadores em parceria com uma entidade, apresentam, desenvolvem e executam o seu próprio projeto, ganhando experiência de trabalho, capacidades profissionais, competências profissionais, pessoais e relacionais, além de fomentarem o seu espírito empreendedor e desenvolverem um projeto experimental em área profissional do seu interesse.

1) Calendarização para 2020:
- Candidaturas aos projetos devem ser apresentadas até 30 dias úteis antes do início dos mesmos;
- De 01 de maio até 30 de novembro (Realização dos projetos);

2) Áreas de Intervenção:
a) Empreendedorismo;
b) Investigação;
c) Associativismo;
d) Sociocultural;
e) Criativa;
f) Desenvolvimento agrícola;
g) Outra de reconhecido interesse.

3) Promotores:
• Jovens Dinamizadores(as) com idades entre os 18 e 30 anos, que não estejam a receber qualquer prestação de proteção no desemprego e que apresentem, desenvolvam e executem o seu próprio projeto em parceria com uma das entidades abaixo referidas;
• Entidades: Associações Juvenis inscritas no RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem; Clubes Desportivos; Associações de Modalidades e Federações Desportivas; ONG – Organizações Não-Governamentais; IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social; Misericórdias e Mutualidades; Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; outras entidades privadas sem fins lucrativos.
Em todos os projetos a apresentar deverá existir uma parceria entre o(a) Dinamizador(a) e a Entidade, sendo da responsabilidade do(a) Dinamizador(a) a execução do projeto.

4) Bolsa Horária:
Jovens Dinamizadores(as): 2,00€/hora de acordo com a seguinte fórmula de cálculo: 2,00€ X nº de Horas do Projeto.

5) Duração dos Projetos:
• Mínimo: 264 horas
• Máximo: 396 horas
Sendo que o período de ocupação diária dos jovens não pode ser inferior a 3 horas
nem superior a 6 horas.

6) Apreciação dos Projetos:
Os critérios para a apreciação dos projetos são definidos anualmente, pelo IPDJ,I.P., tendo por base os seguintes fatores:
a) Áreas de intervenção prioritárias;
b) Duração diária do projeto;
c) Duração total do projeto;
d) Envolvimento de jovens na conceção e desenvolvimento do projeto;
e) Relevância do projeto para a comunidade local.

7) Apoios:
O IPDJ.I.P., garante aos Jovens Dinamizadores dos projetos, para além da bolsa horária, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de participação.

Onde se Candidatar:
As candidaturas podem ser efetuadas na plataforma informática em: http://programas.juventude.gov.pt
Neste sentido, é necessário que todas as Entidades/Jovens interessados procedam ao respetivo Registo nesta plataforma, de modo a permitir a inserção das candidaturas que pretendam submeter.
Para mais informações, sugerimos a consulta do Programa OTL na área de programas do novo Portal do IPDJ.
No caso de alguma dúvida e/ou esclarecimento contacte a Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo (DRLVT) através dos seguintes contactos:

Responsável na DRLVT: Ana Cristina Garcia | ana.garcia@ipdj.pt

Equipa Técnica: