Atividades literárias prosseguem este fim de semana

Primavera de Livros traz escritor Nuno Amado ao Cadaval

10-04-2019
Primavera de Livros traz escritor Nuno Amado ao Cadaval
1 - Nuno Amado; 2 - Vereador Dinis Duarte e Rui Melo, na biblioteca. [+] Fotos
A Primavera dos Livros propõe, para a manhã do próximo sábado, no centro da vila, uma troca de livros aberta à comunidade, com animação literária e musical. Para domingo, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal sugere mais um encontro literário, desta feita com o escritor (psicólogo e docente) Nuno Amado, pioneiro no estudo da “Psicologia do Amor”. Participe!

A troca de livros acontecerá no próximo dia 13, sábado, das 09h30 às 12h00, em plena Praça da República. Toda a comunidade é convidada a trocar um livro que já tenha lido por um que queira ler, sem compromisso. Os livros devem estar em bom estado e, no caso das obras técnicas, desaconselham-lhe os que tenham conteúdos desatualizados. Manuais escolares não serão aceites nesta atividade.

A iniciativa contará com animação a cargo do contautor Rui Ramos, que irá animar a manhã de compras no mercado EcoRural, naquele local privilegiado da vila, com contos, animação, poesia e música.

Depois de arrancar com Rui Melo, no passado domingo, o segundo encontro literário previsto para a Primavera de Livros será protagonizado pelo psicólogo, professor e escritor Nuno Amado, no próximo domingo, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal, tendo por base o seu espólio bibliográfico.

Nuno Amado nasceu em Lisboa, é psicólogo, dividindo a sua atividade entre a prática clínica e o ensino.

O seu trabalho na área da investigação tem-lhe permitido publicar e participar em vários congressos científicos em Portugal e no estrangeiro. No nosso país, o escritor é considerado pioneiro no estudo da “Psicologia do Amor”.

Autor de dois livros de divulgação científica – “Diz-me a verdade sobre o amor” e “Ups! Já fiz asneira outra vez”, estreou-se na ficção com o romance “À espera de Moby Dick”, a que se seguiu “Manual de Felicidade para Neuróticos”. O seu último livro, “Parem todos os relógios”, foi finalista do prémio Leya.

Rui Melo falou sobre os desafios da adolescência

O primeiro momento da Primavera de Livros coube a Rui Melo, que esteve no passado domingo, dia 7, na Biblioteca Municipal, como orador de uma tertúlia que abordou, por cerca de duas horas, “O Poder dos Adolescentes”, título, aliás, do seu livro de estreia.

Rui Melo nasceu no Estoril, no dia 11 de junho de 1970. Estudou Gestão e Finanças, áreas em que sempre trabalhou, quer em Portugal quer no estrangeiro.

Este seu primeiro trabalho literário trata-se de um manual, na linha do desenvolvimento pessoal, direcionado para a faixa etária dita “adolescente”.

Dinis Duarte, vereador da Câmara, lembrou, na abertura da sessão, o «hábito enraizado», por parte do Município, e o seu interesse constante em acolher quer escritores, quer artistas de outras áreas culturais de dentro ou fora do Concelho.

Pai de três filhas (de 20, 14 e 5 anos de idade), Rui Melo cedo percebeu que ia estar envolvido na educação de adolescentes durante muitos anos.

Dos dez poderes que o livro preconiza como sendo os poderes da adolescência, o mais preocupante é o designado “poder do desejo”, avança o autor. «Quando não sabemos o que queremos, normalmente agarramo-nos ao que outros querem. E isso é que é perigoso na adolescência», acredita. «Os pais querem tudo de bom para os seus filhos, mas, por vezes, têm muita falta de jeito, o que constitui uma arma muito poderosa pela negativa», defende.

Segundo o autor, se os adolescentes não forem instigados a seguirem o que querem, vão seguir o caminho que os pais definem para si, que poderá não ser aquele para o qual estão mais vocacionados.

«Educar é conduzir sem ser visto» é o chavão que, de acordo com o escritor, define melhor a mensagem do seu livro, uma edição de 2017 da editora “Guerra e Paz”.

A Primavera de Livros decorrerá até dia 17 de maio, de acordo com as atividades programadas no cartaz da iniciativa.

Resta sugerir-lhe que participe nas atividades calendarizadas para a comunidade em geral, de onde se excetuam as dos dias 12 e 23 de abril e 15 a 17 de maio, que são dirigidas a públicos específicos.

Participe!

Aceda a fotorreportagem do primeiro encontro da Primavera de Livros, com Rui Melo.
Fonte: SCRP |CMC