Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude

A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, representante dos/das jovens e das suas associações juvenis, consciente da necessidade de perspetivar as políticas de juventude e a própria ação do movimento associativo juvenil de uma forma transversal e intersectorial, colocou em marcha o Diálogo Jovem de Base Local – uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, em clara sintonia e de forma articulada com a estratégia europeia e internacional para a juventude.

O Diálogo Jovem de Base Local é assumido, pela FNAJ, como um plano de convergência de estratégias orientadoras a longo prazo e consiste num investimento significativo para o desenvolvimento e promoção da participação juvenil e associativa de jovens em Portugal.

No final do ano de 2017, a FNAJ lançou as Cimeiras Associativismo e Juventude, que materializam, em pleno, o Diálogo Jovem de Base Local, propondo-se a reunir jovens dirigentes associativos/as, ideólogos/as das medidas e da iniciativa jovem, técnicos/as de juventude, executores das políticas locais de juventude, e autarcas, decisores das políticas a adotar, para que, numa simbiose perfeita, se estabeleça um profícuo e revolucionário momento de ponderação, debate e definição de reais políticas locais de juventude, de acordo com as especificidades dos territórios de Portugal.

A FNAJ criou, assim, o espaço político para as Políticas de Juventude de Base Local, através das Cimeiras Internacionais, Nacionais e Regionais de Associativismo e Juventude, no âmbito dos projetos “Participa Mais”, “Mais Juventude” e “Agir Mais”, que representam o passo seguinte, significam a Participação 3.0, bem como a Cidadania do Séc. XXI.

Através da sua rede associativa, de mais de 1000 associações juvenis de base local e de federações regionais, a FNAJ assume-se como o parceiro mais capaz junto dos municípios portugueses e desafia-os a serem maiores e melhores parceiros da sua juventude.
Neste sentido, a FNAJ realizou, de 31 de maio e 1 de Junho de 2019, a Cimeira Nacional AGIR+, que teve lugar na cidade de Lamego e contou com o apoio do Programa Erasmus+ Juventude em Ação e da Câmara Municipal de Lamego.

Tratou-se de um projeto que permitiu auscultar os/as jovens, desafiando-os/as a contribuir com novas ideias e sugestões para que, em conjunto com técnicos de Juventude e autarcas, possam ser implementadas reais políticas locais de juventude. O "Agir +" promoveu a participação dos/as jovens no debate, na definição e execução das políticas de Juventude para os seus municípios, reunindo cerca de 200 participantes, incluindo vereadores e técnicos de Câmaras Municipais de todo o país, bem como jovens dirigentes associativos, e que teve como premissa a discussão da forma de implementação local (AGIR+), do Plano Estratégico Nacional para as Políticas Locais de Juventude, partindo da Estratégia Europeia 2020 e da Estratégia Europeia para a Juventude.

Nesta Cimeira Nacional Associativismo e Juventude a FNAJ lançou o livro “Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude”, que convidamos a descarregarem e a partilharem aqui. Trata-se de um documento pioneiro e inspirador, que almeja ser um referencial estratégico dos municípios e das associações juvenis de base local, que apresenta metodologias, estratégias e boas práticas de políticas locais de juventude.

A FNAJ, através do Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude, assume-se como um parceiro privilegiado e mais próximo dos municípios no apoio e planeamento de políticas locais para a juventude.

Fonte: FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis