Município prossegue com programa de eficiência energética

Piscina Municipal adota energia limpa e reduz fatura da eletricidade

26-12-2017
Piscina Municipal adota energia limpa e reduz fatura da eletricidade
A assinatura do contrato na presença de Fátima Paz, vice-presidente
O Município celebrou, a 20 de dezembro, um contrato com a EDP, que visa a instalação, na Piscina Municipal, de painéis solares para autoconsumo. A medida visa reduzir a fatura da eletricidade através da utilização de uma energia limpa e amiga do ambiente.

A referida Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC) irá ter uma potência instalada de 20,54 quilowatts-pico (kWp), permitindo uma produção anual de mais de 31,2 megawatts-hora (MWh). Contas feitas, a medida prevê uma redução anual da fatura energética acima dos 20 por cento.

A dita UPAC contará, igualmente, com um sistema de gestão de consumos, que irá permitir monitorizar os consumos da piscina e a produção dos painéis solares fotovoltaicos.

Refira-se que o Município tem já instalados painéis solares (térmicos) em muitas das escolas de 1.º ciclo do concelho. Especificamente apetrechadas com painéis solares de autoconsumo (fotovoltaicos) estão as escolas básicas da Murteira e de Alguber, assim como a Biblioteca Municipal.

A prossecução da aposta nas energias renováveis pela Câmara Municipal constitui um objetivo a perseguir, estando a mesma já em estudo para os próximos anos.

Disso exemplo é a otimização do Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval), com possibilidade de instalação, naquele local, de um gerador eólico destinado a autoconsumo pela EB1 do Cadaval, estabelecimento de ensino localizado junto ao referido moinho.
Fonte: S.Com | CMC