A sessão de lançamento do projeto foi realizada de forma virtual e contou com a presença da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (operador do programa), do Centre for Gender and Equality (parceiro norueguês), do secretário executivo e equipa técnica da OesteCIM, bem como de autarcas e técnicos municipais dos 12 municípios do Oeste.
Segundo a
OesteCIM – Comunidade Intermunicipal, o Projeto Oeste +Igual pretende ser um projeto-piloto para a implementação de políticas locais e regionais eficazes nas áreas da Igualdade de Género e da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal nos 12 municípios da região Oeste.
Com duração apontada para 25 meses, está prevista a criação de um observatório do Oeste visando a permanente monitorização da evolução dos dados recolhidos, bem como a implementação de medidas para a superação das lacunas identificadas, apoiando o processo de tomada de decisão dos gestores públicos.
EEA Grants financiam projeto
O projeto é financiado integralmente pelos EEA Grants, no âmbito da Open Call#5 – Projetos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local, do Programa Conciliação e Igualdade de Género, com um custo total a rondar os 250 mil euros.
Os EEA Grants constituem um mecanismo financeiro plurianual que promove um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais entre as partes do acordo do Espaço Económico Europeu. Ao abrigo deste acordo, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno dos estados-membros da União Europeia.
De referir ainda que os
EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre aqueles três países e os países beneficiários.