O inquérito enquadra-se no Projeto "Oeste + Igual"

OesteCIM ausculta população acerca de igualdade de género e conciliação

09-08-2021
OesteCIM ausculta população acerca de igualdade de género e conciliação
No âmbito do Projeto "Oeste + Igual", a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste lançou recentemente um inquérito digital com vista à recolha de informação que permita obter um ponto de situação realista sobre a implementação das políticas de igualdade de género e conciliação da vida profissional, familiar e pessoal nos municípios do Oeste.

O inquérito é dirigido a empresas, alunos, autarquias, associações, educadores e cidadãos da região Oeste.

O objetivo passa, segundo avança a OesteCIM, por analisar questões como a existência de apoio a colaboradoras durante o período de gravidez e no regresso ao trabalho. Também abordadas são a diversidade entre colaboradores, a percentagem de mulheres entre os líderes/gestores da empresa ou a existência de programas e/ou campanhas para a Igualdade e/ou Conciliação Trabalho-Família. A facilidade dos homens em terem um bom emprego e serem promovidos face às mulheres ou a existência de casos de discriminação no trabalho são também alvo da presente auscultação.

Finalizado o inquérito e após o tratamento dos respetivos dados, será elaborado um relatório-síntese do autodiagnóstico relativo ao ponto de situação.

A Comunidade Intermunicipal entende que as respostas ao inquérito são muito importantes no sentido de conseguir obter um relatório «realista» do ponto de situação das políticas no Oeste.

Nesse sentido, publicam-se abaixo os questionários específicos para os diferentes grupos-alvo, os quais a OesteCIM convida a preencher:

• SOU GESTOR/A OU DIRIGENTE DE UMA EMPRESA:
Questionário - Gestores/as e Dirigentes de Empresas da Região Oeste

• SOU ALUNO/A DO 3.º CICLO E SECUNDÁRIO:
Questionário - Alunos/as do 3º Ciclo e Secundário da Região Oeste

• SOU DIRIGENTE OU COLABORADOR/A NUMA AUTARQUIA:
Questionário - Dirigentes e Colaboradores/as das Autarquias da Região Oeste

• SOU DIRIGENTE NUMA ASSOCIAÇÃO:
Questionário - Dirigentes Executivos/as e Quadros Dirigentes de Associações da Região Oeste

• SOU PROFESSOR/A OU EDUCADOR/A:
Questionário - Professores e Educadores da Região Oeste

• SOU CIDADÃO/CIDADÃ: