Iniciativa insere-se na Primavera de Livros

Nuno Ribeiro apresenta livro sobre naufrágio, no auditório da Câmara Municipal

16-04-2018
Nuno Ribeiro apresenta livro sobre naufrágio, no auditório da Câmara Municipal
O mar: onde a aventura começou, para Nuno Ribeiro [+] Fotos
A Primavera de Livros prossegue já no próximo sábado, 21 de abril, pelas 15h30, no auditório dos Paços do Concelho, com a apresentação do livro de Nuno Ribeiro – “O Naufrágio do Praia da Victoria”. O autor dará a conhecer o seu fascínio pelas histórias “escondidas” no fundo do mar e promete fazer uma ligação do seu livro ao Cadaval, com uma surpresa a revelar na ocasião. Venha assistir, participe!

Nuno Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1971, mas tem origens na Beira Baixa. Muito jovem, foi para Vendas Novas, onde viveu até aos 17 anos, altura em que regressa a Lisboa para fazer a Licenciatura em Engenharia Informática.

 

O autor de Horizontes de Mar e Guerra – O Naufrágio do “Praia da Victoria” desde criança que sente paixão e fascínio pelas «histórias que se podem contar a partir de um pequeno pedaço de ferro ou madeira» descobertos no fundo do mar.

 

Para poder chegar a locais onde muitas das histórias se perderam no tempo, Nuno Ribeiro decide, em 2007, tirar o curso de mergulho. Desde então, o foco dos seus mergulhos são naufrágios, «alguns com histórias já conhecidas, outras ainda por revelar, dos quais fazem parte vítimas da I e II Guerra Mundial».

 

«O seu grande interesse prende-se em dar a conhecer histórias que fizeram parte da nossa História e cujo património cultural se perderia da mesma forma que os navios se perderam», esclarece a sinopse do livro.

 

«Porque será que uma publicação que trata de um naufrágio é apresentada no Cadaval? Será que existe alguma ligação?», é esta a questão que Nuno Ribeiro nos deixa, deixando antever que haverá «uma surpresa» na apresentação marcada para o próximo sábado, dia 21, pelas 15h30, desta feita no auditório dos Paços do Concelho.

 

Outras atividades da Primavera de Livros

 

A Primavera de Livros trata-se de um evento a decorrer de 9 de abril a 8 de maio, com atividades específicas para população em geral, comunidade escolar e comunidade sénior.

 

O arranque das atividades foi dado por Joana Rocha, dias 9 e 10 de abril, com a apresentação dos seus livros tendo a Educação Ambiental como pano de fundo, numa iniciativa dirigida, especificamente, aos alunos do 1.º ciclo do Concelho, realizada em escolas locais.

 

Para além da supracitada atividade de dia 21, realizou-se no passado dia 14, sábado, na Biblioteca Municipal, uma sessão com o escritor premiado Nuno Nepomuceno (fotorreportagem abaixo). O autor, oriundo do Oeste, abordou os cinco trabalhos por si já editados e explicou o trabalho de investigação por si desenvolvido dentro e fora de Portugal, para produzir as suas obras de ficção, onde impera o suspense policial e psicológico. “Pecados Santos” é o seu mais recente trabalho, editado em 2018, e constitui o segundo “thriller” psicológico da sua carreira, após, em 2016, ter lançado “A Célula Adormecida”.

 

A 23 de abril (segunda-feira), pelas 9h30, a Biblioteca Municipal acolhe uma atividade, direcionada aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo da EB1 do Cadaval, que se inclui, também, na iniciativa “Livros a Oeste”. O designado “Sortido de Contos”, por Virgínia Millefiori, pretende celebrar o Dia dos Livros, das Bibliotecas e dos Direitos de Autor, numa organização conjunta da RIBO – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste. Virgínia Millefiori é o pseudónimo, enquanto narradora oral, de Virgínia Sá Pereira, professora de português, apaixonada pela literatura e pelo mar.

 

Por seu turno, dia 27 de abril (sexta-feira), pelas 14h30, o cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval) acolherá uma atividade dirigida à comunidade sénior convidada. A atividade consistirá na sessão “Contos de outrora para pessoas de agora!”, contando com a participação de Clara Haddad, escritora e narradora de histórias, especialista em contos da tradição oral mundial.

 

Noutra atividade dirigida ao público em geral, realiza-se, dia 28 de abril (sábado), pelas 15h30, na Biblioteca Municipal, o lançamento do II Prémio Literário Fernanda Botelho, uma iniciativa do Município do Cadaval em colaboração com a Associação Gritos da Minha Dança. A sessão incluirá a apresentação do livro de contos do Prémio Literário Fernanda Botelho de 2016, que na ocasião juntou 380 participantes de dentro e fora do país.

 

Por fim, a 8 de maio, pelas 10h00, realiza-se, na Biblioteca do Agrupamento, a apresentação do livro “O que queres ser”, de Maria João Viegas e Marta Monteiro, tendo por público-alvo os estudantes a frequentar a Escola Básica e Secundária do Cadaval (sede do Agrupamento).

 

Participe nas atividades direcionadas, gratuitamente, ao público em geral!

 

Aceda a reportagem fotográfica da passagem de Nuno Nepomuceno pela Biblioteca do Cadaval
Fonte: SCRP | CMC



  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2018 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.