No contexto de reunião descentralizada do ACES Oeste Sul

Saúde na região discutida no Cadaval

18-12-2017
Saúde na região discutida no Cadaval
Auditório da CMC recebeu o encontro regional
O auditório da Câmara Municipal acolheu, na passada sexta-feira, 15 de dezembro, a quinta reunião do Conselho da Comunidade do ACES Oeste Sul – Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul. O encontro pretendeu fazer o ponto de situação da saúde na região, bem como apresentar projetos na área da saúde e, em particular, da prevenção de doenças.

Durante a reunião, foi abordada a questão da colocação de médicos de medicina familiar que, no caso do Cadaval, resultou na colocação de um profissional, dos dois inicialmente previstos.

Em discussão esteve, também, o projeto “Academia da Mobilidade”, que visa a promoção do exercício físico com acompanhamento médico, encontrando-se o mesmo em fase de implementação.

Foi ainda dado enfoque à utilização da linha SNS 24 (808 24 24 24) como meio privilegiado de acesso à urgência hospitalar. Assim, quando o cidadão/doente liga para o SNS 24, para além de obter uma série de informações que o ajudarão na gestão da emergência, está também a garantir um acesso prioritário à unidade hospitalar de referência.

Ficou ainda reforçada a ideia de que o atendimento complementar dos centros de saúde não se destina a «urgências hospitalares» mas sim a «consultas urgentes».
Fonte: S.Com - GAP | CMC