Primeiro concelho a divulgar-se no ciclo de exposições do Parlamento

Cadaval mostra-se na Assembleia da República, em Lisboa

20-03-2012
Cadaval mostra-se na Assembleia da República, em Lisboa
O Cadaval irá mostrar-se, de 21 a 27 de março, na Assembleia da República (Palácio de S. Bento, Lisboa), na exposição “Património Cultural e Produtos Regionais do Concelho do Cadaval”, constituindo o primeiro município a aceder ao convite daquele órgão de soberania para divulgar o que tem de mais genuíno. A inauguração acontece já amanhã, pelas 18h00, e incluirá uma prova de produtos e duas atuações musicais.
A mostra cadavalense constitui, com efeito, a primeira de um ciclo de exposições sobre os concelhos portugueses que a Assembleia da República se propôs acolher, neste caso com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval.

A exposição ficará patente nos corredores da Assembleia, constituindo-se por uma vertente institucional onde serão demonstrados diversos aspetos caraterizadores do concelho, principalmente paisagens ilustrativas da sua ruralidade, equipamentos de interesse patrimonial e dados gerais de apresentação. De referir que a mostra poderá ser visitada pelo público na lógica das habituais visitas àquele órgão de soberania.

Paralelamente, numa vertente económica, estarão representados os produtos basilares da economia cadavalense, bem como do artesanato local, principalmente nos domínios da fruticultura, da vitivinicultura e doçaria, entre outros.

A inauguração, marcada para amanhã (quarta-feira), contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Aristides Sécio, que será recebido pela presidente da Assembleia da República, Maria de Assunção Esteves.

Uma prova dos produtos locais, onde será servido o vinho "Leve de Honra", constituirá um dos momentos da cerimónia inaugural.

Entre a comitiva local presente neste arranque oficial da exposição, estarão a Banda Filarmónica 1.º Dezembro de Pragança e o Grupo Gente Gira, que proporcionarão dois momentos musicais, um de música filarmónica e outro de fado.

[ Notícia redigida ao abrigo do novo acordo ortográfico ]