Após requalificação de Praça da República, largo e jardim adjacentes

Inaugurado novo centro da vila do Cadaval

12-05-2011
Inaugurado novo centro da vila do Cadaval
O novo centro da vila do Cadaval abriu ao público no passado dia 7 de Maio, com uma cerimónia inaugural onde compareceram muitos cadavalenses. Um dia histórico para a sede de concelho, que ganha, deste modo, um espaço onde a modernidade se cruza com o respeito pelas memórias do passado e que constitui uma mais-valia social e económica para o Cadaval.

A reabertura do centro da vila ao público vem permitir resgatar ao passado a importância histórica daquele núcleo central do Cadaval, nomeadamente da Praça da República, devolvendo-a às pessoas e conferindo, aos espaços requalificados, um cariz moderno e convidativo ao lazer.

A cerimónia de inauguração da requalificação e valorização da Praça da República, Jardim Infante D. Henrique e Largo D. Nuno Álvares Pereira de Melo foi presidida por Isabel Damasceno, vogal executiva do “Mais Centro” – Programa Operacional da Região Centro. Para além do presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Aristides Lourenço Sécio, marcaram presença, no acto inaugural, Duarte Pacheco, deputado da Assembleia da República, e diversos representantes dos órgãos municipais e de outras entidades locais, para além de muitos populares.

Isabel Damasceno e Aristides Sécio no descerrar da placa inaugural

O programa festivo iniciou-se com o descerramento da placa evocativa do acto, na presença musical da banda da Associação Filarmónica e Cultural do Concelho do Cadaval, a que se seguiu a ligação do novo painel informativo municipal, implantado no requalificado Largo D. Nuno Alvares Pereira de Melo.

De referir que este novo espaço informativo, baseado em tecnologia “LED” e integrado no projecto de remodelação, representa uma plataforma de excelência para a divulgação regular da actividade do município e de informação de interesse público, bem como para apoio à promoção das actividades de associações e instituições locais.

Um centro da vila mais «atractivo» e mais «humanizado»

A inauguração contemplou, de seguida, um momento de discursos por parte de Aristides Sécio e Isabel Damasceno.

Duarte Pacheco, Isabel Damasceno e Aristides Sécio, durante discurso

Para o presidente do município cadavalense este acto constitui «um importante passo na revitalização e modernização desta zona central da sede de concelho, tornando-a mais atractiva e sobretudo mais humanizada», já que vem permitir, como sustentou o edil, «uma maior fruição por parte das pessoas, devolvendo, de uma forma mais qualificada, o papel que estes locais desempenharam no passado».
O autarca salientou o «benefício colectivo criado, para todos os cadavalenses, com esta obra e a mais-valia social e económica que a mesma representará a partir deste momento». Aristides Sécio lembrou aos muitos populares presentes que «cabe a todos e a cada um de nós zelar pelo seu bom uso, de modo a que se possa perpetuar no tempo o bom aproveitamento dos recursos postos à nossa disposição».

A Praça da República tornou-se num espaço de lazer, vedado aos automóveis

Por seu turno, Isabel Damasceno elogiou a capacidade de conciliação conseguida, no concelho, entre ruralidade e modernidade, «que é mais evidente ainda com a inauguração deste espaço», afirma. A representante do Mais Centro felicitou o presidente da Câmara Municipal pela «capacidade de execução demonstrada», por constatar ter havido, na obra de requalificação, «um aproveitamento correcto daquilo que eram os objectivos a atingir, isto é, transformar esta centralidade de vivência da terra numa centralidade moderna, mas sem lhe retirar a marca do passado».

Terminados os discursos, a tarde festiva prosseguiu com animação infantil (insuflável, palhaços e escultores de balões) a par de um espectáculo ao ar livre onde actuaram a Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Concelho do Cadaval, o Rancho Etnográfico "Os Neveiros de Montejunto" de Pragança e o Rancho Folclórico "Videiras em Flor" da Murteira.

A actuação dos ranchos no requalificado Largo D. Nuno Alvares Pereira de Melo

De referir que a inauguração da requalificação do centro da vila do Cadaval vem na sequência da conclusão dos respectivos trabalhos de execução, os quais se enquadram na Operação “QualificaCADAVAL”, em curso na vila.

Adentro desta operação, a intervenção no núcleo central da vila a par da renovação urbana da Avenida dos Bombeiros (esta última a executar este ano) representam um investimento total de mais de 880 mil euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa “Mais Centro”, de cerca de 696 mil euros.