Lidando com falta de recursos, face ao elevado número de animais

Associação de Animais do Cadaval promove feira solidária, este sábado

30-05-2017
Associação de Animais do Cadaval promove feira solidária, este sábado
[+] Fotos
A APAC – Associação Protetora dos Animais do Cadaval promove este sábado, na Praça da República, uma Feira de Antiguidades e Usados a reverter, em pleno, para os inúmeros cuidados para com os animais abrigados. Dada a elevada procura, a associação lida com uma permanente dificuldade de resposta, humana e material, a juntar à «desesperante» necessidade de recolha de mais animais abandonados. Participe na feira, apoie esta causa!

Cristina Mendes refere, como uma das carências mais prementes da associação, a necessidade de aquisição de um tipo de ração específico, devido a alguns cães do abrigo da APAC serem alérgicos a determinados componentes da ração de marca branca. «Gastamos muito por mês, e sabe Deus o que fazemos para a conseguir comprar. Precisamos de padrinhos para nos ajudarem com esta ração mensal, que custa quase 28 euros, uma saca de 14 quilos», diz.

 

«Desesperante» é como a porta-voz da APAC apelida a atual situação. Mais de 60 cães abrigados e alguns em FAT – Família de Acolhimento Temporário. Há ainda, pelo menos, uma dezena de cães em lista de espera para entrarem no abrigo, por não haver boxes para os recolher. «Este ano, nota-se que há mais pessoas a contactarem a APAC para recolher animais que andam na rua e que não têm microchip, é uma lástima», adianta a voluntária.

 

A participação das pessoas na feira de usados revela-se, assim, «muito importante» para a continuidade do nobre trabalho da APAC. «Precisamos que comprem os nossos artigos, pois precisamos de pagar as contas dos veterinários com quem temos protocolos», explica. Isto porque a grande maioria dos animais por si resgatados carecem de cuidados veterinários, sem falar nas alegadas «fortunas» gastas com esterilizações, vacinação completa, microchips e respetivos registos.

 

A associação manifesta, paralelamente, uma grande necessidade de voluntários, não apenas para levar os cães a passear como também para escová-los e dar-lhes banho – uma rotina entendida como indispensável ao bem-estar dos "quatro-patas".

 

A feira solidária, a levar a cabo no próximo sábado, funcionará das 9h00 até cerca das 17h00, compondo-se de uma variedade de artigos usados e antiguidades, a preços considerados «muito baratos», segundo Cristina Mendes.

 

De resto, a APAC continuará aberta a receber doações de artigos que estejam em boas condições para serem vendidos em ocasiões como esta.

 

Os donativos podem, regularmente, ser entregues na loja social da associação (outro ponto de venda solidária), sita no Pátio Alfredo Marceneiro (lateral do Mercado Municipal), na vila do Cadaval.

 

A loja social da APAC funciona, por norma, às quartas e sábados das 10h00 às 13h00, sempre em função da disponibilidade dos voluntários. Os interessados poderão ainda contactar a APAC pelo telefone 927 295 099 ou enviando e-mail para: 

 

Seja solidário, por uma boa causa. Participe!
Fonte: S.Com. | CMC

  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2017 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.