Numa parceria com a EDP Distribuição, em prol do ambiente e da economia

Câmara vai erradicar lâmpadas de mercúrio da iluminação pública

23-02-2018
Câmara vai erradicar lâmpadas de mercúrio da iluminação pública
Reunião entre representantes da CMC e da EDP Distribuição
Arranca em todo o Concelho, em março próximo, ficando concluída em 2019, a substituição total das lâmpadas de vapor de mercúrio por luminárias LED, numa operação de erradicação da mais poluente tecnologia utilizada na rede elétrica. A medida vem promover o aumento da eficiência energética da iluminação pública concelhia, traduzida tanto em benefícios económicos como ambientais.

Trata-se de uma iniciativa enquadrada no contrato de concessão de distribuição de energia elétrica em baixa tensão, estabelecido entre o Município do Cadaval e a EDP Distribuição, Energia SA.

Prevê, o acordo firmado entre o Município e a empresa fornecedora de energia, a promoção de uma campanha de substituição, na rede de iluminação pública local, de um total de 740 lâmpadas com tecnologia de vapor de mercúrio por luminárias com tecnologia LED, com o objetivo de erradicar a primeira tecnologia até 2019.

Com as quantidades de luminárias LED a colocar, de 393 unidades em 2018 e 347 unidades em 2019, consumar-se-á a erradicação da tecnologia de vapor de mercúrio, sabendo-se que o mercúrio é considerado dos elementos mais perigosos e poluentes dos constituintes das lâmpadas.

De referir que a operação totalizará cerca de um milhar de luminárias substituídas, se considerarmos que esta parceria CMC/EDP remonta a 2016, ano em que haviam sido colocadas 100 unidades LED em diversos pontos do concelho, ao passo que em 2017 se trocaram cerca de 150 lâmpadas de mercúrio por aquela recente tecnologia.

Esta iniciativa originará, como se prevê, um incremento ao nível da sustentabilidade ambiental, a par de ganhos significativos quanto à eficiência na iluminação pública concelhia.
Fonte: SCRP - GAP | CMC