Rondando os 120 títulos desportivos já conquistados

Associação de Kempo do Cadaval soma mais 12 medalhas ao seu currículo

20-12-2017
Associação de Kempo do Cadaval soma mais 12 medalhas ao seu currículo
Carlos Marques (1.º acima, na foto) mostra-se satisfeito com empenho dos seus instruendos [+] Fotos
A Associação de Kempo e Kajukenbo do Cadaval somou, recentemente, mais 12 medalhas ao seu currículo, alcançadas em dois campeonatos nacionais decorridos em novembro, nas Caldas da Rainha. Há quatro anos a lecionar, a associação totaliza já perto de 120 medalhas obtidas, do ouro ao bronze.

As 12 medalhas recentemente conquistadas pela Associação de Kempo e Kajukenbo do Cadaval (AKKC) resultaram da participação de 15 dos seus atletas em duas competições nacionais, realizadas em novembro, nas Caldas da Rainha.

Os jovens instruendos cadavalenses participaram, mais precisamente, no Campeonato Nacional Desportivo (11 e 12 de novembro) e Campeonato Nacional Tradicional (18 novembro), que envolveram um total de 900 participantes de todo o país.

Começando pelo campeonato desportivo, na categoria “Rumble Kids”, distinguiram-se Rodolfo Geada (15 anos) com medalha de Ouro; Afonso Caetano (11 anos), com Prata; Matilde Oliveira (11 anos) com Bronze.

Na vertente “Point Kempo”, classificaram-se Mário Matias Santos (17 anos), medalha de Ouro; João Bernardo Santos (20 anos), Bronze; João Leandro (22 anos), também Bronze.

Rodolfo Geada repetiu “Ouro” na especialidade “Rumble Kempo”, na qual os atletas João Bernardo Santos, Matilde Oliveira e Afonso Caetano alcançaram, cada qual, medalha de Prata.

No que toca ao campeonato tradicional, Sofia Almeida (16 anos) conquistou Prata na categoria “Formas de mãos vazias – Hard”. Por sua vez, Sofia Vieira (8 anos) alcançou Bronze, em “Formas tradicionais com arma – Soft”.

AKKC satisfeita com empenho de atletas

Carlos Marques, presidente da direção da AKKC, manifesta-se satisfeito pela dedicação e empenho de todos os intervenientes, lembrando que, no final da atual época, a escola completará cinco anos de existência.

O também instrutor congratula-se pelos cerca de 120 títulos já ganhos, por parte dos atletas da associação, distribuídos pelos três lugares de pódio.

O “Sibak” Carlos Marques agradece publicamente o subsídio anual camarário, que permite que a escola que representa possa levar a atividade a bom porto.

O dirigente avança a vontade de aquisição de uma carrinha para a associação, mostrando-se aberto a contributos para a concretização dessa necessidade.

No horizonte está já a participação da AKKC no 8.º WAC – World All Styles Championship, campeonato do mundo a realizar, de 22 a 25 de março de 2018, como habitualmente na cidade das Caldas da Rainha, onde está, desse o corrente ano, sediada a entidade tuteladora da modalidade – a Federação Portuguesa de Lohan Tao.

Importância da prática do Kempo Chinês

Segundo o instrutor Carlos Marques, são diversos os benefícios da prática desta arte marcial chinesa.

Embora entendendo que um mestre nunca se pode substituir aos pais, reconhece-lhe, no entanto, um papel importante na educação dos jovens praticantes.

Segundo afirma o também dirigente da AKKC, o Kempo proporciona, acima de tudo, «defesa pessoal, fazendo o ego da criança evoluir, de forma a perder os medos e receios que tenha», refere. «Posso dizer que já formei pequenos grandes homens», acrescenta.

Sendo um desporto que promove a capacidade de defesa, desengane-se quem pensa que vai para a escola de Kempo aprender a «provocar distúrbios». Ao contrário, ela prepara os instruendos «para que tenham uma boa conduta cá fora», de acordo com o “Sibak”.

Quanto aos adultos, o Kempo não só fomenta a capacidade de autodefesa, como promove também aspetos como a elasticidade e resistência, que se vão perdendo, com o avançar da idade.

Contando à data com 35 instruendos, a Associação de Kempo e Kajukenbo do Cadaval funciona, presentemente, com alunos dos quatro aos 45 anos. No entanto, Carlos Marques assegura haver sempre hipótese de iniciação para pessoas de todas as idades, em qualquer altura do ano.

As aulas mantêm-se às quartas e sextas-feiras, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Cadaval, com classe infantil das 19h às 20h e classe adulta das 20h às 21h.

A escola encerra somente durante o mês de agosto, estando as inscrições abertas, continuamente, para todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo email associacaokkcadaval@gmail.com ou através do telefone 913 337 025.
Fonte: S.Com | CMC