A reinstalação, em novo espaço, permitiu abraçar outras valências

Biblioteca Municipal do Cadaval assinala 10 anos de reinstalação

12-09-2019
Biblioteca Municipal do Cadaval assinala 10 anos de reinstalação
O edifício que albergou, em 2009, a Biblioteca e, em 2015, o Museu.
A Biblioteca Municipal completa, no próximo dia 19, dez anos de instalação no atual edifício, sediado junto ao Parque de Lazer. A biblioteca preparou, por isso, dois dias de atividades, que se irão desenrolar nos dias 19 e 21. O cartaz inclui espetáculo de Dança Contemporânea, lançamento do portal da Rede de Bibliotecas do Cadaval, sessão de contos para famílias e, ainda, animação de rua. Participe, assista!

O programa comemorativo começa por incluir, no dia 19 de setembro, uma ação de Animação de Rua, com recriação de diversos poetas e escritores nacionais, a saber: Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Bocage. Os “heróis recriados” irão declamar poesia e interagir com a comunidade ao longo do seu trajeto. O ponto de partida da atividade, que decorrerá entre as 14h00 e as 17h00, será a Praça da República, passando depois pela Avenida dos Bombeiros, Rua das Castanholas e Av. Dr. Francisco Sá Carneiro.

A festividade prosseguirá no dia 21 de setembro, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal, com uma Sessão de Contos para Famílias, designada “Esqueci-me como se chama e outras histórias de que me lembro”. A ação, que será narrada por Miguel Gouveia (Bruaá Editora), pretende misturar contos de autor com contos da tradição oral portuguesa e mundial, num «repertório que se estende do jardim de infância até ao público adulto», refere a editora.

Lançamento do Portal da Rede de Bibliotecas do Cadaval

Pelas 15h30 de dia 21, acontecerá o Lançamento do Portal da Rede de Bibliotecas do Cadaval. Refira-se que a dita rede decorre de protocolo de cooperação assinado, em 2015, entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas do Cadaval. Desse acordo, nasceu a Rede de Bibliotecas do Cadaval, composta pela Biblioteca Municipal do Cadaval (BMC), Biblioteca Escolar de JI e 1.º Ciclo (localizada na EB1 e JI do Cadaval) e pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas (localizada na EB e Secundária do Cadaval).

«Desde então, os alunos do Concelho passaram a ter, à sua disposição, uma série de atividades, encontros com escritores, peças de teatro, entre outros, contribuindo para a sua formação escolar e social», explica Tânia Camilo, técnica da BMC. «O contacto com uma biblioteca, logo nos primeiros anos escolares, irá fomentar a utilização da Biblioteca Municipal como recurso nas suas diversas valências, ao longo da vida».

O Portal da Rede de Bibliotecas do Cadaval vem, por sua vez, dar possibilidade de «reunir num só local, com acesso remoto, as informações relativas às atividades planeadas, bem como o acesso ao catálogo online das três bibliotecas que compõem a rede».

Espetáculo de dança contemporânea “Transeuntes”

Pelas 21h30 do dia 21 do corrente mês, terá lugar, nas instalações da Biblioteca Municipal do Cadaval, o espetáculo “Transeuntes" uma produção, com a duração de 40 minutos, a cargo da Companhia Seller Danza. Esta exibição conta com o apoio da Associação Gritos da Minha Dança, por seu turno detentora da memória da escritora Fernanda Botelho, que residiu na Vermelha (Cadaval).

Recorde-se que o espetáculo teve antestreia marcada para o Cadaval em julho, mas teve, na ocasião, de ser adiado.

Com assinatura do coreógrafo e bailarino espanhol Juan Maria Seller, o espetáculo, que conta ainda com o alto patrocínio do Município do Cartaxo, constitui um cruzamento entre dança e literatura, segundo explica Joana Botelho, presidente da referida associação e neta da malograda escritora.

«O Município do Cadaval tem vindo a apoiar, de forma exemplar, o projeto cultural em torno da obra da escritora, com epicentro na Casa de Fernanda Botelho (futura casa-museu), na Vermelha, pelo que não podia deixar de acolher este espetáculo, que promete impactar o espectador», acrescenta Joana Botelho.

Biblioteca do Cadaval: O que mudou com a reinstalação

A Biblioteca Municipal do Cadaval, existente no concelho desde 1973, viu-se renovada com a abertura do novo edifício, no dia 19 de setembro de 2009.

O novo edifício deu à biblioteca, adianta Tânia Camilo, «a possibilidade da abertura a novos serviços, como o Serviço Educativo e o Serviço Sénior, entre outros, e muitas atividades culturais, tais como encontros com escritores, exposições, palestras, etc.».

«Pela BMC já passaram personalidades conhecidas, como Nuno Miguel Henriques, João Tordo, Nuno Camarneiro, Nuno Nepumoceno, Nuno Amado, entre outros», acrescenta a técnica municipal.

Esta comemoração da reinstalação da Biblioteca Municipal evidencia, por este motivo, os 10 anos de existência de novas valências ao serviço da comunidade local. O mesmo edifício permitiria ainda, em 2015, reinstalar o Museu Municipal no piso inferior.

Aceda a cartaz oficial aqui