Ação insere-se na iniciativa “Café Memória Faz-se à Estrada”

Cadaval recebe sessão informativa sobre Doença de Alzheimer e outras demências

24-10-2018
Cadaval recebe sessão informativa sobre Doença de Alzheimer e outras demências
Realiza-se dia 3 de novembro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal, a sessão “Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer e outras demências”. Trata-se de uma ação enquadrada no “Café Memória Faz-se à Estrada”, iniciativa itinerante de intervenção comunitária na área das demências. A participação é gratuita e aberta aos interessados, mediante inscrição prévia no site municipal, até 30 de outubro. Participe!

Depois do sucesso que o “Café Memória” tem tido nos últimos cinco anos, a Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal, em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, lançaram uma nova vertente deste projeto, para percorrer as estradas de Portugal e chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos: o “Café Memória Faz-se à Estrada”.

«Pretende-se chegar a estas populações, para as informar e sensibilizar sobre as demências, de forma descontraída e informal», refere a organização.

A sessão itinerante do Cadaval conta com o apoio do Município, decorrendo no próximo dia 3 de novembro, das 15h30 às 17h30, na Biblioteca Municipal. A participação nesta sessão é gratuita, mediante inscrição prévia no site camarário (http://www.cm-cadaval.pt/sessao-alzheimer-2018), limitada aos lugares disponíveis.

O “Café Memória” foi lançado em 2013 e consiste numa intervenção comunitária, na área das demências, complementar à resposta técnica. Conta, atualmente, com 18 locais de encontro, em todo o país, e com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, a nível nacional e local.

A mencionada intervenção direciona-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores. Concretiza-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, e com o acompanhamento de profissionais de saúde, ou de ação social, e voluntários.

Visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram. Pretende, também, sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado.

As sessões itinerantes têm um formato idêntico às sessões do “Café Memória”, com uma duração de duas horas.

Estas sessões incluem o acolhimento individual de cada participante e uma dinâmica de apresentação, seguida de uma pausa para café, para promover o convívio entre todos. Termina com a apresentação do tema “Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer e outras demências”, por dois técnicos que conduzem a sessão.

Participe, esclareça-se!