Grande parte do espólio pertence atualmente ao acervo camarário

Biblioteca exibe coleção de conceituado pintor angolano, que residiu no Cadaval

19-11-2018
Biblioteca exibe coleção de conceituado pintor angolano, que residiu no Cadaval
[+] Fotos
Estará patente, de 1 a 8 de dezembro, na Biblioteca Municipal, a exposição póstuma da coleção “Roberto Silva, Cadaval 1981-1986”. A inédita mostra exibirá o espólio daquele que representa um dos maiores pintores angolanos, tendo o mesmo residido no Cadaval. A exposição inaugura dia 30, pelas 18h00. A não perder, visite!

O pintor Roberto Silva nasce em 1907, em Benguela (Angola), e não existem certezas nem do ano, nem do local do seu falecimento. De igual modo se desconhece o móbil da sua vinda para o Cadaval, no ano de 1981.

«Era uma pessoa extremamente pobre e sem qualquer apoio social, que se alimentava na cozinha do hospital e residia numa arrecadação cedida pelo Município do Cadaval», afirma Rui Henriques, curador da coleção, em nome da Câmara Municipal. «O único recurso que tinha era proveniente da venda das suas pinturas e retratos, o que era manifestamente insuficiente», adianta o responsável.

Em 1986, sairia do Cadaval, por doença, e não há memória de alguma vez ter regressado. Da sua passagem pelo Concelho não existem muitos registos, mas as obras que deixou ao Município, e as que existem em casas particulares, constituem hoje a coleção “Roberto Silva, Cadaval 1981-1986”.

Na exposição a realizar na Biblioteca Municipal vão estar expostas 26 obras originais do pintor, 24 das quais pertencentes ao acervo camarário e duas cedidas por particulares, para o efeito.

A mostra, que inaugura dia 30 de novembro, pelas 18h00, ficará patente de 1 a 8 de dezembro. Poderá ser gratuitamente visitada, pelo público interessado, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, e ao sábado e domingo, das 14h00 às 18h00.

Visite esta exposição inédita!