Enquanto está no terreno a 1ª fase do complexo intermunicipal

Centro de Recolha Oficial de Animais com investimento aprovado de 318 mil euros

08-08-2019
Centro de Recolha Oficial de Animais com investimento aprovado de 318 mil euros
O Cadaval foi um dos Municípios a firmar acordo com a DGAL, através da vice-presidente da CMC, Fátima Paz (à direita) [+] Fotos
Foi recentemente assinado o contrato-programa respeitante à construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia dos Municípios do Cadaval e Bombarral, com um investimento aprovado de 318 mil euros, a ser comparticipado pela administração central em 100 mil euros. A assinatura acontece numa altura em que se encontra em estado de execução a primeira fase do referido complexo intermunicipal.

No âmbito do programa de concessão de incentivos para a construção e modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia, foi assinado, a 30 de julho de 2019, o dito contrato-programa, com a Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), para a Construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia dos Municípios do Cadaval e Bombarral.

A assinatura do acordo de investimento acontece numa altura em que a 1ª fase do complexo intermunicipal se encontra já em execução (ver fotos acima) e engloba a construção dos dois pavilhões destinados a canis de permanência prolongada. Os mesmos destinam-se a utilização, por parte das associações locais, para proteção de animais de cada município. Inclui ainda, esta primeira empreitada, uma área de cercado para animais de grande porte e os arranjos exteriores.

Por seu turno, a construção do Centro de Recolha Oficial (CRO), propriamente dito, constitui a 2.ª fase do complexo que o Agrupamento de Municípios do Bombarral e Cadaval está a levar a cabo. Nesta matéria, o Município do Cadaval constitui a entidade responsável pela execução da empreitada, cujo investimento será de 318 mil euros, que contam com uma comparticipação financeira, por parte da DGAL, no valor de 100 mil euros.

De acordo com o previsto, o CRO irá dispor de um espaço de receção e atendimento ao público, com posto de trabalho, área de arquivo e instalações sanitárias.

Num espaço mais reservado, contará com um gabinete veterinário e uma sala de banhos e tosquias, que não só fará o trabalho exclusivo do centro de recolha como poderá dar apoio nas campanhas de esterilização, ou outras que venham a ser decididas, com destino ao público.

O centro engloba, ainda, salas de isolamento e/ou quarentena, sala de enfermaria e cirurgia e sala de recobro, onde serão prestados os cuidados de saúde aos animais. Terá uma capacidade para 32 cães, 18 gatos, três celas de isolamento e três celas para animais de outras espécies.
Fonte: SCRP - DDE | CMC