A coleção não se esgota nesta primeira mostra

Exposição “Mulheres do Cadaval” lançada nas comemorações do Dia da Mulher

11-03-2020
Exposição “Mulheres do Cadaval” lançada nas comemorações do Dia da Mulher
Está patente até dia 21, na Biblioteca Municipal, a mostra “Mulheres do Cadaval – Exposição Biográfica”, lançada no passado domingo (8 de março), por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que compreenderam, também, a conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”. Visite!

Maria Valentina de Abreu, Fernanda Soares Corrêa, Laura Ramos, Manuela Reis, Maria do Rosário Alberto, Sofia da Conceição Quintino, Maria Ester Loureiro são as mulheres visadas nesta primeira mostra biográfica feminina, patente até dia 21 no átrio da Biblioteca Municipal.

A exposição está patente no horário de funcionamento da instituição – segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h30, e sábado, das 10h30 às 17h00.

A Biblioteca Municipal pretende que esta exposição continue a crescer, entendendo, por isso, que a colaboração da comunidade e das autarquias locais é imprescindível para que isso possa acontecer.

Nesse sentido, Tânia Camilo, técnica da biblioteca, destaca a «importância da colaboração de todos para a recolha de biografias e fotos de mulheres cadavalenses que se tenham destacado».

A tarde, consagrada ao Dia Internacional da Mulher, integrou também a conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”, conduzida por Elsa Ligeiro (Alma Azul, editora e produtora de eventos culturais).

As comemorações contaram com a participação de familiares das mulheres homenageadas e com a presença de alguns munícipes. «Foi uma tarde de partilha, de conversa, de poesia e até de fado», explica a responsável da biblioteca. «Gerou-se um ambiente informal e participativo, no qual se debateu o papel da mulher na sociedade, a igualdade e as conquistas ao longo do século XX».

Três autarcas representaram as mulheres políticas do Concelho, nomeadamente Fátima Paz, vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Amélia Silva, presidente da Junta da União de Freguesias de Lamas e Cercal, Eugénia Correia, deputada da Assembleia Municipal e antiga vereadora camarária.

No decorrer da conversa, evocou-se o nome de Ivone Serrano, a primeira mulher presidente de junta (Peral) do Concelho, entre 1986 e 1990.

Aceder a fotorreportagem do evento (Facebook da CMC)