Participaram as entidades gestoras da área protegida

Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou 18 anos de implementação

24-07-2017
Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou 18 anos de implementação
Cidália Vinagre apresenta a sua exposição de fotografia, ladeada por entidades oficiais
Realizou-se na manhã do passado sábado, 22 de julho, a celebração do 18.º Aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, uma data importante na medida em que veio permitir uma fruição mais equilibrada do património existente naquela área protegida.

O Decreto Regulamentar n.º 11/99 de 22 de julho permitia criar a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, como Área Protegida de âmbito Regional.

Este reconhecimento pretendeu propiciar uma mais equilibrada fruição da serra, em primeiro lugar pelas populações locais, fomentando a promoção das atividades tradicionais. Quis, por outro lado, atrair visitantes à prática de atividades de recreio e lazer, com respeito pelos valores naturais e patrimoniais.

Esta comemoração, da responsabilidade da recém-criada Associação dos Municípios de Alenquer e Cadaval (AMAC), teve a colaboração do órgão diretivo da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (PPSM), onde se inclui o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Integrou o programa festivo uma sessão oficial de boas-vindas, que teve lugar no Centro de Interpretação Ambiental da PPSM. Nela participaram as entidades oficiais dos órgãos gestores da serra, entre os quais representantes dos Municípios do Cadaval e de Alenquer.

Seguiu-se a inauguração de uma exposição fotográfica consagrada aos 18 anos daquela área protegida, a qual mostrará, até final de agosto, trabalhos da autoria de Cidália Vinagre (cidadã oriunda de Pragança), enquadrados na sua tese de doutoramento.

As comemorações prosseguiram com uma caminhada de baixa dificuldade, com cerca de 6km de distância, que permitiu demonstrar algum do património natural circundante da Quinta da Serra.

Seguiu-se a abertura oficial de uma mostra de produtos locais, que reuniu cerca de uma dezena de produtores dos concelhos do Cadaval e de Alenquer, e que teve lugar no Parque de Merendas da Mata Nacional da Quinta da Serra.

A atividade culminou com uma visita guiada ao setecentista complexo industrial da Real Fábrica do Gelo, monumento que outrora fornecia a corte e a baixa lisboeta do gelo que refrescava bebidas e permitia confecionar gelados.

Aceder a fotorreportagem relacionada
Fonte: S.Com | CMC