Atividades de cariz cultural ao longo de abril

Exposição de pintura abriu Primavera de Livros, no Cadaval

04-04-2017
Exposição de pintura abriu Primavera de Livros, no Cadaval
Exposição de Pintura está patente até dia 13 (manhã) [+] Fotos
Abriu oficialmente ao público, no passado dia 1 de abril, a iniciativa anual “Primavera de Livros”, a qual arrancou com a inauguração da Exposição de Pintura de Elena Valsecchi. Até final de abril, a Biblioteca Municipal do Cadaval organiza um leque de atividades culturais que pretendem assinalar o Mês do Livro e reforçar hábitos de leitura. Participe nas sessões abertas à comunidade!

O arranque da Primavera dos Livros deu-se com a abertura oficial da exposição de pintura de Elena Valsecchi, no passado dia 1 de abril, a qual contou com um momento musical pelo duo “Solune”, com música tradicional tocada em concertina e gaita-de-foles. Refira-se que a artista visual, de origem italiana, encontra-se atualmente a residir em Pragança (Lamas, Cadaval).

Apesar de só em 2016 se ter iniciado na pintura, a autora conta já com algumas exposições em diversas localidades europeias. A mostra reúne trabalhos de invulgar beleza, passíveis de ser adquiridos, expostos na biblioteca cadavalense até próximo dia 13 de manhã, de segunda a sexta-feira.

Depois de ter, recentemente, voltado ao concelho, António Fontinha regressa, dia 21, com mais uma sessão de contos tradicionais, desta feita direcionada a utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

António Fontinha é um dos grandes dinamizadores da narração e um dos maiores impulsionadores e recoletores de estórias tradicionais portuguesas. Esta atividade insere-se, simultaneamente, na Primavera de Livros e na Festa Sénior (por seu turno, uma iniciativa intermunicipal).

No mesmo dia, regressa também ao concelho a jovem Madalena Formigo, que reapresenta, aos alunos do 3.º ciclo da Escola Básica e Secundária do Cadaval, o seu primeiro romance, editado em 2014, quando tinha apenas 16 anos. “O tempo antes das almas” passa-se nos anos 60, nos Estados Unidos, época contestatária que serve de mote a uma interminável luta pela liberdade e pela realização de sonhos, por parte de uma hippie de seu nome Angie.

A biblioteca pretende, deste modo, que os jovens possam ter contacto com alguém com quem, de algum modo, se poderão identificar.

Dia 26 de abril, pelas 15h00, numa sessão dirigida a crianças da EB1/JI do Cadaval e do Jardim de Infância “As Pintinhas” (S. C. Misericórdia do Cadaval), a Biblioteca Municipal acolhe a apresentação do livro “Coração de Leão”, da autoria de Vanda Furtado Marques, com ilustrações de Myrthe Pieksma e editado pelo Centro Humanitário Litoral Oeste Norte da Cruz Vermelha Portuguesa.

A obra consiste numa fábula que aborda a temática da diferença e da importância de ser família, tendo como público-alvo as crianças, as escolas, os pais e os educadores na sua generalidade.

Atividades abertas ao público em geral

Numa atividade aberta à comunidade, o autor Nuno Camarneiro encabeça, dia 23 de abril (domingo), pelas 15h00, na Biblioteca Municipal, uma sessão de apresentação de livros da sua autoria. À semelhança de João Tordo (participante da Primavera de Livros 2016), trata-se de uma das grandes revelações nacionais a conhecer, após ter vencido o Prémio Leya 2012, nesta data em que a biblioteca assinala o Dia do Livro, das Bibliotecas e dos Direitos de Autor.

Dirigida também ao público em geral, decorre dia 29 de abril (sábado), pelas 16h00, na Biblioteca Municipal, a apresentação do livro “Violência doméstica – Identificar | Avaliar | Intervir”, da autoria de Mauro Paulino e Miguel Rodrigues, respetivamente um psicólogo clínico e forense, e um chefe da PSP especializado em criminologia, entre outras coisas.

A dupla de autores depositou, neste livro, tudo aquilo que considerou importante na abordagem de um tema que ocupa, cada vez mais, as primeiras páginas de jornais e as aberturas de telejornais. Trata-se, segundo a biblioteca cadavalense, de um «verdadeiro (e único no mercado) manual, que condensa o fundamental sobre a matéria no sentido da identificação, da avaliação e da intervenção».

Dias 23 e 29 de abril venha à biblioteca, juntando-se assim a esta Primavera de Livros. Participe!
Fonte: S.Com. | CMC