Concertos ao ar livre foram da música orquestral ao rock

12ª edição das “Tocatas de Verão” trouxe noites de música ao Cadaval (c/vídeo)

13-07-2018
12ª edição das “Tocatas de Verão” trouxe noites de música ao Cadaval (c/vídeo)
A presença de "A Cauda de Tesoura" na última noite das Tocatas.
Realizou-se dias 27, 29 e 30 de junho, e dias 6 e 7 de julho, na vila do Cadaval, a 12ª edição das Tocatas de Verão, numa organização da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval, em estreita colaboração com a Câmara Municipal do Cadaval, tendo ainda o apoio da Junta de Freguesia do Cadaval e Pero Moniz.

O evento iniciou-se com a já habitual audição final de alunos da escola de música da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval (AFCC), da escola da Associação Musical Vilarense e do projeto municipal Musiforma.

Subiram ao palco, nas noites seguintes, o Grupo Vilar a Cantar, o Grupo Coral do Cadaval, a Orquestra Juvenil da AFCC, o “FormaFole” – Grupo de acordeonistas do Musiforma, a banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval e A Cauda de Tesoura, duo que interpretou canções na área do folk, blues e rock.

Os espetáculos aconteceram como sempre no auditório externo da Câmara Municipal do Cadaval, à exceção da atuação de dia 29 que, devido às condições adversas do tempo, acabaria por realizar-se no auditório interno camarário.

Na opinião de Carla Sequeira, presidente da AFCC, os objetivos das Tocatas de Verão foram cumpridos. «Foi dada a oportunidade de divulgar instituições e grupos do Concelho que se dedicam a uma atividade musical, e dessa forma dar a conhecer vários projetos musicais que existem no Concelho», afirma.

É intento da associação prosseguir com a realização deste evento consagrado à música, para que continue a ser feita «a divulgação das instituições e grupos que existem no Concelho que se dedicam à música.»

Embora não haja intenção de mudar os moldes de realização da iniciativa, há no entanto a vontade de, havendo viabilidade financeira, «trazer grupos com projetos musicais que sejam diferentes dos que existem no Concelho, como já acontecia nas primeiras edições, para assim dar a conhecer as diversas vertentes na música», realça a presidente da AFCC.

Carla Sequeira considera que o facto de ter havido sempre público, nas diferentes noites do evento, confirma que continua a existir público para que as Tocatas de Verão possam ter motivo para prosseguir ao longo dos anos.

Aceder a fotorreportagem municipal na página de facebook da CMC

Aceder a videopeça municipal (abaixo ou no canal de Youtube da CMC):