Mais uma apresentação de livro a suscitar colóquio no Cadaval

“Cancro e o Amor” foi tema de encontro na Biblioteca Municipal (c/áudio)

17-02-2020
“Cancro e o Amor” foi tema de encontro na Biblioteca Municipal (c/áudio)
Vereador Ricardo Pinteus junto de Rute Batista
«Cancro e o Amor» é o título do livro recém-editado por Rute Batista e o mote do encontro promovido recentemente pela Biblioteca Municipal. A autora falou sobre o seu testemunho escrito da superação de doença grave e reincidente. Para a formadora de desenvolvimento pessoal, cada um de nós possui, dentro de si, as ferramentas necessárias para lidar com a adversidade e viver melhor.

A abrir o encontro do passado dia 8 de fevereiro, Ricardo Pinteus, vereador camarário, exaltou a importância do tema em abordagem, assim como a experiência que Rute Batista trazia para partilhar com os presentes. Referiu ainda a pertinência de a iniciativa se realizar na semana em que se celebrara o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro (4 fevereiro).

«A apresentação deste livro acaba por ser o meu propósito de vida; a minha missão», introduz Rute Batista. «Faço-o de coração e com imensa gratidão, porque este livro também foi a minha cura», «uma cura da alma», reforça a própria.

«Há 20 anos atrás, deram-me dois meses de vida, devido a um cancro já extremamente avançado, e, passados estes anos, estou aqui», relata. «Já tive três cancros, tendo o último ocorrido há dois anos atrás. Porém, o meu maior sofrimento não foi superar os meus cancros, mas sim superar os cancros de toda a minha família», refere.

Uma mutação genética estará, segundo entendimento médico, na origem da fatal doença que assolou a sua família mais direta.

«Desde os seis anos, passei a encarar a morte com outros olhos», observa. O irmão foi o primeiro da família a quem o cancro ceifaria a vida, aos quatro anos. Com idêntica idade, seguiu-se a irmã, poucos anos depois. A doença foi, sucessivamente, fustigando outros seus familiares próximos.

«Todo o meu percurso foi procurar saber lidar com a morte e encarar a vida de outra forma», adianta a socióloga de formação.

«Tenho 17 cirurgias por todo o corpo, tendo o meu segundo cancro me conduzido a uma mastectomia total, tinha eu 30 e poucos anos. Foi um desafio diário», recorda.

Quando se preparava para lançar o livro que julgava já concluído, eis que a doença reincide noutro local do seu corpo. O último capítulo, que intitulou “Quando eu me amei de verdade”, surgiria, assim, ao ser internada no IPO. «E foi com esse desafio que eu comecei a aceitar as cicatrizes. A olhá-las como vitórias e não como derrotas», explica Rute. «No IPO, não compreendem como ainda ando cá, nem como superei, sobretudo, os dois primeiros cancros. Fiz questão de oferecer o meu livro a alguns médicos, para entenderem também o meu processo», acrescenta.

«Tudo o que eu fui aprendendo, nos últimos 20 anos, foi a minha autocura. Nós temos um grande poder interno, um grande poder pessoal, e quando o descobrimos, temos a capacidade de cura», defende a autora, que diz ter recorrido também à medicina não convencional.

Tendo inclusive passado por uma experiência de quase-morte, Rute Batista não se assusta com esse tema. «Quando somos confrontados com a morte é que começamos a viver verdadeiramente», salienta.

Considera-se «um milagre da vida», fruto de muito poder de fé. A possibilidade de poder deixar o irmão (mais novo) sozinho devolveu-lhe uma «força incrível» para continuar a batalha, quando pensou desistir, em dado momento. «Não nos focarmos na doença, mas na vida, na saúde e na alegria» é a premissa que defende.

O currículo de uma «semeadora de sonhos»

Rute Batista nasceu em Torres Vedras, a 6 de agosto de 1972, e reside na Lourinhã. Licenciada em Sociologia, foi, ao longo da sua vida, enriquecendo as suas competências em áreas complementares, tais como: Coaching, Practitioner de PNL (Programação Neurolinguística), Hipnoterapia, Desenvolvimento Transpessoal, entre outras.

Entre os cargos que ocupou, destacam-se os de docente e coordenadora de projetos educativos direcionados à formação de adultos. Foi também diretora executiva e consultora em empresas.

Enquanto formadora na área do desenvolvimento pessoal desde 2000, tem vindo a inspirar, a desafiar, a motivar e a ajudar pessoas a descobrirem e a desenvolverem o seu potencial.

Em 2017, criou a Associação “SER Esperança”, possibilitando a ajuda a pessoas com cancro e seus familiares através de acompanhamento em Coaching-on Integrativo, workshops e palestras.

Afirma-se apaixonada pela vida e pelas pessoas e define-se como uma «semeadora de sonhos», mostrando que cada um tem a plena responsabilidade e os recursos internos para alcançar os seus objetivos, podendo, assim, viver uma vida mais feliz.

Aceder a fotorreportagem do encontro na Biblioteca

Aceder ao áudio do encontro, disponível provisoriamente