A mostra de pintura marca o arranque da “Primavera de Livros”

Autora italiana, a residir em Pragança, expõe na Biblioteca Municipal

23-03-2017
Autora italiana, a residir em Pragança, expõe na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal acolhe, de 1 a 13 de abril, uma exposição de pintura da autoria de Elena Valsecchi, artista visual italiana, atualmente a residir no concelho do Cadaval (Pragança). A abertura oficial da mostra acontece dia 1 (sábado), pelas 16h00, contando com um momento musical e sendo gratuitamente aberta ao público. Participe, visite!

A tarde inaugural da exposição de Elena Valsecchi, na Biblioteca Municipal, contará com uma atuação a cargo do acordeonista Laurent Geoffroy.

A mostra ficará, depois visitável até dia 13 de abril, no horário de funcionamento da biblioteca, ou seja, 8h30-17h30 (exceto ao fim de semana).

Esta iniciativa assinala o arranque de um ciclo anual de atividades culturais, designado “Primavera de Livros” e promovido pela biblioteca cadavalense.

Dados biográficos da autora

Elena Valsecchi nasceu em Novara, Itália, em 1976 e desde 2008 vive e trabalha em Portugal, residindo, há poucos meses, em Pragança (Lamas, Cadaval), apelidada pela artista, como «linda aldeia no sopé da serra de Montejunto».

«As minhas experiências artísticas tocaram várias áreas, no curso dos anos, mas só recentemente resolvi apostar na pintura como atividade principal», refere a própria, acrescentando estar a ter respostas muito favoráveis aos seus trabalhos artísticos.

A autora tem obras representadas em coleções particulares em Portugal, Itália, França, Chile, Argentina e Peru, tendo participado em mostras coletivas em Portugal e Itália, e numa residência artística, patrocinada pelo Centro de Arte Internacional Glo'Art, na Bélgica. A sua primeira exposição individual aconteceu, contudo, já em Portugal (Lisboa), em junho de 2016.

O seu diversificado percurso artístico – pela música, teatro, teatro de rua e teatro de marionetas – acaba por se refletir nas suas obras de pintura.

Ao longo dos anos, os encontros artísticos, feitos graças à pintura e às viagens, tiveram uma forte influência sobre a sua formação pictórica, seja de um ponto de vista artístico, seja técnico.
Fonte: S.Com. | CMC