Uma das edições mais participadas de sempre

17.º Passeio TT de Alguber juntou cerca de 500 amantes da modalidade

16-01-2019
17.º Passeio TT de Alguber juntou cerca de 500 amantes da modalidade
[+] Fotos
O Grupo Motard “Falcões do Montejunto” faz um balanço muito positivo do 17.º Passeio Todo-o-Terreno – Motos e Quads, realizado no passado dia 13 de Janeiro, em Alguber. Constituindo uma das mais participadas edições, o evento envolveu cerca de 500 participantes, ficando prometido novo megapasseio em 2020.

Quase cinco centenas de entusiastas, oriundos de diversos locais do país, acorreram, a 13 de janeiro, à aldeia de Alguber (apelidada de “Aldeia TT”) no intuito de participar numa das maiores concentrações nacionais de todo-o-terreno.

Numa extensão global que rondou os 100km, a vasta legião de aventureiros, informa a organização, «divertiram-se, ajudaram e ultrapassaram os obstáculos que foram aparecendo, num trajeto com um misto de trilhos». O percurso compreendeu grandes retas, subidas e descidas de pequena/média dificuldade, sempre devidamente assinalados e com trajetos alternativos para os menos audazes.

As condições atmosféricas revelaram-se favoráveis, tornando o passeio «numa grande volta de amigos que é, e será sempre, a família TT», relata o presidente do Grupo Motard, Samuel Ferreira.

A organização afirma nada ter faltado no apoio aos participantes, como tem sido apanágio do evento. Ao início, foram assegurados matabicho matinal, prova da «bela ginjinha e licores caseiros da região», seguidos de pequeno-almoço e reabastecimento.

«Mais para a frente, o merecido banho quente e a refeição quentinha e bem regada serviram como ponto de encerramento deste já apelidado de “Megapasseio TT do Oeste” e um dos mais participativos de Portugal», adianta a organização.

Telmo Santos, presidente da Junta de Freguesia de Alguber, refere ser «um enorme orgulho poder receber na “Aldeia TT” de Alguber uma imensa moldura humana ligada ao desporto motorizado e ao todo-o-terreno, em especial».

«Sabemos receber bem quem nos visita, e esta organização, que tem trabalhado ao longo do ano para preparar o tão ansiado passeio TT, demonstra sempre um grande empenho, competência e dedicação», destaca o edil alguberense.

Segundo o autarca, o megapasseio envolveu aproximadamente 100 voluntários, que trabalharam na marcação de percursos, acompanhamento do passeio, inscrições, preparação de refeições e cortes de estrada. No conjunto, representam, adianta Telmo Santos, «a mobilização das pessoas de uma aldeia, onde as palavras ajudar e colaborar são sinónimo de sucesso».

No final, e em pleno ambiente de confraternização, foram sorteados vários brindes pelos participantes, a juntar aos entregues aquando da inscrição.

Os Falcões do Montejunto agradecem a patrocinadores, staff de apoio, população alguberense e instituições apoiantes, nomeadamente: Câmara Municipal do Cadaval, Junta de Freguesia de Alguber, Sociedade Desportiva e Recreativa de Alguber,  Bombeiros Voluntários do Cadaval, Centro Social Paroquial de Alguber e Agrupamento de Escuteiros 1007 de Alguber. A organização mostra-se especialmente grata aos participantes desta 17.ª edição do passeio, deixando a promessa de um novo “megapasseio” em 2020.

Na página oficial de Facebook do grupo motard são disponibilizadas diversas fotos desta iniciativa.