Ciente das fortes repercussões da pandemia no tecido económico e na sociedade

Comunidade Intermunicipal do Oeste cria linha de atendimento a famílias e empresas da região

04-05-2020
Está disponível, a partir de amanhã, dia 5 de maio, a Linha de Atendimento a Famílias e Empresas da Região Oeste, uma iniciativa da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste com vista a apoiar o setor empresarial e as famílias oestinas a lidar com os impactos do novo coronavírus.

Os projetos “Oeste +Empresas” e “Oeste +Famílias” surgem, assim, alinhados com as medidas de apoio já divulgadas pela OesteCIM, nomeadamente a criação da loja virtual “Oeste +Mercado”, cujo objetivo passa por conciliar a oferta da região com a procura.

As diligências da OesteCIM decorrem da constatação das «fortes repercussões no tecido económico e na sociedade» que a pandemia está a ter, «com diversos setores em “shutdown” total ou parcial».

O projeto “Oeste +Empresas” irá, então, apoiar as empresas na tomada de decisão e implementação de medidas de resposta à COVID-19.

«Esta Linha de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Oeste (Oeste +Empresas), suportada por um Gabinete de Apoio Especializado, surge assim da urgência na procura de respostas adequadas, e em tempo útil, que permitam aos empresários da região Oeste assegurar a continuidade de negócio e ajudar na sua recuperação», declara a OesteCIM.

«O gabinete terá uma vocação de apoio empresarial e, em parceria com a consultora Deloitte e a Nova IMS – Universidade NOVA de Lisboa, irá disponibilizar informação prática ao nível das obrigações fiscais, incentivos, direito do trabalho, contabilidade, créditos, operações, entre outras matérias», adianta.

A Comunidade Intermunicipal decidiu, paralelamente, criar uma Linha de Apoio às Famílias (Oeste +Famílias).

A OesteCIM entende que, à semelhança do impacto no setor económico, também as famílias da região Oeste poderão sentir «dificuldades acrescidas e necessitar de apoio», na resposta aos desafios com que são confrontadas num contexto COVID-19.

«Esta linha destina-se a famílias em situação de dificuldade e pretende disponibilizar informação prática ao nível de moratórias, segurança social, direitos do consumidor, entre outras matérias», acrescenta.

A Linha de Atendimento a Famílias e Empresas da Região Oeste tem o número 800 100 231 e está disponível, a partir de 5 de maio, nos dias úteis, das 09h00 às 18h00.

Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal do Oeste é composta pelos Municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.