Programa “abem” direciona-se a cidadãos em situação de carência económica

Município esclarece sobre programa de apoio à aquisição de medicamentos

03-04-2019
Município esclarece sobre programa de apoio à aquisição de medicamentos
Clique em "+fotos" para ampliar cartaz. [+] Fotos
O Município promove, de 4 a 15 de abril, ao longo das freguesias do Concelho, um conjunto de sessões de esclarecimento no âmbito da implementação local do Programa “abem”. Trata-se de uma parceria com a Associação Dignitude, destinada a assegurar medicamentos aos cidadãos em situação de carência económica.

O Programa abemRede Solidária do Medicamento tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos (comparticipados) prescritos por receita médica.

O rol de dez ações de esclarecimento calendarizadas são dinamizadas pela Câmara Municipal. A sua finalidade é, segundo adianta Ana Magueijo, técnica do Serviço de Ação Social, «ir aos dez edifícios das Juntas de Freguesia (nas datas e horários constantes do cartaz) e esclarecer as pessoas sobre o que é o Programa abem, quem se pode candidatar, quais os documentos necessários e onde se pode candidatar».

Podem candidatar-se todos os munícipes que se encontrem, comprovadamente, numa situação de carência económica (ex.: desemprego, doença, entre outras situações dessa índole).

Os documentos necessários para apresentação de candidatura, referentes ao agregado familiar, são: bilhete de identidade/cartão de cidadão ou cédula pessoal, comprovativo de autorização de residência (para cidadãos estrangeiros), cartão de beneficiário da Segurança Social, cartão de identificação fiscal, cartão de utente, comprovativo do IRS (ou declaração das Finanças em como não fez IRS), declarações de rendimentos e faturas relativas a despesas.

As candidaturas estão abertas a partir de 2 de maio, bastando dirigir-se ao Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal do Cadaval e preencher requerimento de candidatura, juntando os documentos acima referidos.

Após análise da candidatura (e sendo esta aprovada), é entregue um cartão de beneficiário. Depois, sempre que o beneficiário se dirija à farmácia (aderente) para comprar a medicação, terá de apresentar o cartão do Programa abem, a par da receita médica.

Participe, esclareça-se e usufrua desta iniciativa!