A mostra combina imagem e texto descrito ou poesia alusiva

Exposição fotográfica “Perspetivas” patente até 26 de outubro, no Moinho das Castanholas

15-10-2019
Encontra-se ainda patente, até dia 26, no Moinho das Castanholas, a Exposição Fotográfica “Perspetivas”, da autoria de Duarte Henriques, a qual abriu ao público no passado dia 5. A mostra reúne fotografia e texto, que abordam lugares do nosso país descobertos e registados pelo autor. A não perder, visite!

A mostra reúne, de acordo com Duarte Henriques, fotógrafo oriundo de Cantanhede, «a riqueza e beleza de um país em descoberta». «Tenho procurado as nossas culturas, as nossas tradições, a gastronomia, as lendas e tantas outras histórias de locais únicos e pouco conhecidos», explicou, na ocasião da abertura oficial da exposição no Cadaval.

Sempre que faz as referidas visitas, vai «guardando pormenores e memórias fixas do seu todo», para partilhar com quem segue esta sua paixão da fotografia, que o motiva e apaixona diariamente.

A exposição de fotografia ombreia com notas descritivas, ora através da narração ou da poesia, as quais acompanham cada imagem exposta.

Curiosamente, foi pela escrita que começou o seu interesse pelas lides artísticas, porque, segundo diz, se exprime muito melhor «em folhas brancas»; depois é que veio a paixão pela “Minolta” antiga.

«As perspetivas que aqui apresento farão parte do livro de memórias a apresentar a curto/médio prazo», refere o próprio.

Estreada em Cantanhede, no passado ano, a mostra cadavalense congrega cerca de 50 trabalhos, passíveis de serem adquiridos (a par dos textos que os acompanham), contactando o autor, neste caso, através do Museu Municipal do Cadaval.

Apesar de ter já participado em cerca de 20 exposições coletivas, esta é a sua primeira exposição em nome próprio.

Um pormenor curioso deste fotógrafo que se afirma “amador”, é que a edição é feita na própria máquina, no momento do disparo, não existindo edição posterior das fotografias tiradas.

Para além de Cantanhede, esta mostra passou já, também, por Godim (Peso da Régua), Mealhada e Coimbra.

A inauguração oficial no Cadaval (na presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes), a 5 de outubro, contou com atuação de guitarra clássica por Nuno Pereira, e também com leitura de textos, da autoria de Duarte Henriques. Os mesmos foram gentilmente lidos por candidatas ao concurso Miss Adiafas 2019 (bem como por Marina Ferreira, Miss Adiafas 2018), presentes no momento inaugural.

A exposição mantém-se patente ao público, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, no horário 10h30-12h30 e 14h30-16h00 (fora deste horário, por marcação prévia), no Moinho das Castanholas – Núcleo Museológico, situado junto à Biblioteca Municipal e EB1 do Cadaval.

Dados acerca do autor

Duarte Henriques nasceu em Cantanhede, em março de 1975. Desde cedo, o gosto pela arte fotográfica motivou-o a uma «paixão por outras paragens», ainda na era analógica das máquinas de rolo.

Evoluiu gradualmente como amador desta arte, tendo frequentado diversos workshops de fotografia.

Atualmente, faz parte dos órgãos sociais da fotografARTE – Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede e de alguns grupos de fotografia, participando em atividades diversas neste domínio.

A sua passagem pelo Cadaval não é inédita, dado que Duarte Henriques já havia participado na exposição coletiva “Caçadores de imagens”, composta por trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais, que vieram de Cantanhede para expor os seus trabalhos no Cadaval.

Profissionalmente, é assistente operacional especializado em Informática, no Agrupamento de Escolas de Cantanhede.

Aceder a fotorreportagem.