Primeiros dias com boa afluência de visitantes

"X Festa das Adiafas" prossegue até dia 23

19-10-2011
Ao 4.º dia de realização, a X Festa das Adiafas conta já com um primeiro balanço positivo, em termos de afluência de público visitante e de momentos marcantes. O certame do final das colheitas prossegue até dia 23, domingo, com um programa que vale a pena conhecer. Visite a Festa das Adiafas e venha brindar aos produtos da região!
 
Desde o passado sábado, dia 15, têm sido inúmeros os momentos a reter de um certame que anualmente promove os diversos tipos de produção local e regional, desde as actividades económicas à oferta cultural concelhia. À X Festa das Adiafas associa-se, invariavelmente, o X Festival Nacional do Vinho Leve.

 
RTP1 emite programa "A Festa é Nossa" do recinto do certame
 
O dia da abertura oficial do certame contou com a presença do programa da RTP1 “A Festa é Nossa”, apresentado por Júlio Isidro, o qual dedicou cerca de três horas de emissão, em directo, ao concelho do Cadaval, tomando como ponto de partida a realização da Festa das Adiafas.
 
Uma vasta equipa de produção, realização e reportagem, de mais de meia centena de elementos, levou a cabo um programa que divulgou não apenas o certame como também as actividades económicas do concelho, bem como o património natural e cultural existente, através de várias entrevistas e peças de reportagem.

 
Perspectiva da realização do programa da RTP1, a partir da Festa das Adiafas

A intercalar a conversa com diversos convidados locais e regionais, o programa incluiu actuações variadas, nomeadamente Micaela, os “Adiafa”, Nuno Barroso (ex-Além-Mar), entre outros. Localmente, actuaram ainda o Rancho Etnográfico “Neveiros de Montejunto” e a Banda Filarmónica 1.º de Dezembro, ambos de Pragança.

Paralelamente à realização do programa televisivo, decorria a inauguração oficial do certame, a qual partiu do centro do Cadaval, com a actuação da Charanga a cavalo da GNR, que percorreu a vila até ao recinto do certame.

Participaram no “corte de fita” das “Adiafas”, para além de diversos representantes dos órgãos municipais, o deputado da Assembleia da República, Duarte Pacheco, bem como o presidente da Oeste CIM (Comunidade Intermunicipal do Oeste), Carlos Lourenço, entre outras entidades.

 
Maryline Matos é a nova Rainha das Adiafas

Na noite da abertura, foi eleita, como manda a tradição, a Rainha das Adiafas 2011, título conquistado por Maryline Matos, estudante de 18 anos, oriunda de Aldeia Grande (Maxial, Torres Vedras). Ana Ventura, de 18 anos e também de Torres Vedras, foi eleita 1ª Dama de Honor, enquanto Cristiana Antunes, de 16 anos, oriunda de D. Durão (Lamas, Cadaval), arrecadou o prémio de 2ª Dama de Honor.
 
As três vencedoras: 2ª Dama, Rainha e 1ª Dama (foto por: Ricardo Soares)

Esta oitava gala de emoções, que contou com o desfile de 14 jovens candidatas e com diversos momentos musicais, foi apresentada por Sónia Costa, cantora e actriz, e contou, de entre os sete elementos do júri, com caras conhecidas tais como a do jornalista João Malheiro, do ex-futebolista Romeu ou da repórter televisiva Catarina Camacho.

Musicalmente falando, o certame “Festa das Adiafas” contou já com actuações de Micaela e Summer Van (na noite da eleição da “Rainha”), para além dos Sonjovem, noite de fados com Maria Armanda e Flávio Gil e Orquestra Ligeira do Exército.

Na tarde do passado domingo, a tertúlia “O Vinho na nossa Cultura” juntou muitos interessados no recinto das “Adiafas”, e teve como oradores Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, e Manuel Costa e Oliveira, secretário-geral da FENADEGAS.

 
 
Adegas do Cadaval e Vermelha premiadas no Concurso de Vinhos Leves de Lisboa
 
Revelados e premiados durante o certame foram os nomes das adegas vencedoras do Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa, uma parceria da Câmara Municipal do Cadaval com a CVR Lisboa, o qual contou com 13 vinhos participantes. De entre os premiados encontram-se as adegas concelhias do Cadaval e da Vermelha, com um dos seus vinhos a ser distinguido com medalha de ouro. Para além da distinção "Ouro", a cooperativa vermelhense arrecadou ainda uma medalha de prata, neste concurso.
 
José Bernardo Nunes e Rui Soares, das adegas de Cadaval e Vermelha
 
Mas muito ainda há para apreciar até dia 23 de Outubro, num certame que inclui, a par da animação musical, gastronomia típica, actividades equestres, e exposições de artesanato e actividades económicas.
 
O certame abre diariamente portas pelas 19h00, e ao fim-de-semana, a partir do meio-dia.
 
Não perca tempo; consulte programa de animação e venha brindar aos produtos da região!
 
 
Aceder a foto-reportagem da Festa das Adiafas, já disponível na página de Facebook da Câmara Municipal.
 
Fonte: SCRP | CMC



  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2020 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.