Num total de 14 trabalhos de alunos do Agrupamento de Escolas do Cadaval

Mostra de Projetos “Empreendedorismo na Escola” patente no átrio da Câmara

15-07-2019
Mostra de Projetos “Empreendedorismo na Escola” patente no átrio da Câmara
Está patente até 26 de julho, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, a 4ª Mostra de Projetos “Empreendedorismo na Escola”, que reúne 14 projetos desenvolvidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas do Cadaval, no âmbito dos concursos regional e municipal “Empreendedorismo na Escola” 2018/19. Na vertente regional, as escolas da Murteira e Painho alcançariam dois dos três primeiros lugares atribuídos.

O “Empreendedorismo na Escola” insere-se na ação “CadCriEmpreende”, que está, por seu turno, enquadrada no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro.

Os 14 projetos em apreço haviam sido submetidos aos dois concursos de empreendedorismo existentes, o regional e o municipal. Desse rol de trabalhos, três foram do 1.º ciclo, dez do 2.º ciclo e um do 3.º ciclo do ensino básico.

Relativamente ao concurso regional “Empreendedorismo nas Escolas”, os referidos 14 projetos do Agrupamento de Escolas do Cadaval marcaram presença entre os 146 projetos oestinos apresentados.

O Concelho do Cadaval alcançaria, na categoria de 1.º Ciclo, dois dos três primeiros prémios entregues na final, ocorrida a 25 de maio, na sede da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal.

Os projetos locais vencedores foram os seguintes: “De mãos dadas”, de Carolina Grácio, Mariana Garcia, Sara Martins e Simão Jerónimo – EB1 da Murteira (Cadaval); “Trocaris”, de Diogo Domingos, Duarte Varela, Laura Gomes e Tomás Martins – EB1 de Painho (Cadaval).

Para além dos prémios entregues aos mencionados alunos, foi ainda atribuído o prémio “Professor Mais Empreendedor” a Aida Santos, professora do Agrupamento de Escolas do Cadaval.

Já no que respeita ao concurso de “Empreendedorismo na Escola – Cadaval”, dos 14 projetos apresentados, foram selecionados 10 projetos para a final – três do 1.º ciclo, seis do 2.º ciclo e um do 3.º ciclo do ensino básico.

Após as apresentações defendidas na final, realizada a 14 de junho, no auditório da escola-sede do Agrupamento de Escolas dos Cadaval, os premiados do 1.º ciclo foram: 1.º prémio – “De mãos dadas”, de Carolina Grácio, Mariana Garcia, Sara Martins e Simão Jerónimo – EB1 da Murteira (Cadaval); 2.º prémio – “Trocaris”, de Diogo Domingos, Duarte Varela, Laura Gomes e Tomás Martins – EB1 de Painho (Cadaval); 3.º prémio – “Salva Animal", de Daniel Nunes, Gabriel César, Mário Cabeçana e Vasco Martins – EB1 de Painho (Cadaval).

Do 2.º ciclo, distinguiram-se os seguintes projetos: 1.º prémio – “Montejunto Radical”, de Margarida Alves – 5.º D; 2.º prémio – “XO-Gaming”, de Mateus Gouveia, Mateus Bellon, Bernardo Dias, Gabriel Ramos e Miguel Feliz – 5.º B; 3.º prémio – “ECO KIT Plantas”, de Simão Fernandes – 5.º D.

Por fim, relativamente ao 3.º ciclo, atribuiu-se o 1.º prémio ao projeto “Fashion Help”, de Ana Nobre e Matilde Prieto – 7.º B.

Fotorreportagem disponível no Facebook da CMC.

Fonte: SCRP - DDE | CMC