Mais de 30 atletas homenageados por mérito desportivo

Município do Cadaval organizou 4ª Sessão de Reconhecimento Desportivo Concelhio

04-07-2017
Município do Cadaval organizou 4ª Sessão de Reconhecimento Desportivo Concelhio
Os atletas comparecentes à sessão de reconhecimento [+] Fotos
O Município do Cadaval distinguiu recentemente, pelo quarto ano consecutivo, os bons resultados da época obtidos pelos atletas locais, na designada Sessão de Reconhecimento Desportivo Concelhio. Um total de 35 desportistas, nas mais diversas modalidades, foram homenageados nesta anual iniciativa que pretende, acima de tudo, motivar à prática desportiva e reconhecer o empenho de atletas e clubes locais.

A sessão aconteceu no auditório dos Paços do Concelho, no passado dia 30 de junho, e contou com a presença da maior parte dos atletas distinguidos.

 

Na abertura da sessão, José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, felicitou todos os atletas homenageados. «Como eu sempre refiro, a prática de desporto é uma atividade de muito interesse, sendo saudável para jovens e menos jovens», referiu. Para o chefe do executivo, os resultados alcançados contribuem para «levar o nome do concelho aos mais distantes lugares», cabendo ao município, enquanto entidade pública, o dever de prestar este reconhecimento.

 

Dinis Duarte, vereador do Desporto, explicou que o mérito desportivo considerado fundamenta-se nos atletas que «atingiram, numa competição pelo menos de nível distrital, um dos três primeiros lugares».

 

«O reconhecimento destes atletas não implica que não olhemos para todos os que não conquistaram lugar de destaque», esclareceu o edil, na ocasião. «Não damos mais apoio a quem ganha. O apoio que damos não depende dos resultados, mas entendemos que, num ano de maior empenho, muitas vezes com sacrifício das famílias, que depois é recompensado com resultados, o atleta deva ser alvo desta singela homenagem», afirmou.

 

Dinis Duarte realçou o diversificado «naipe de modalidades contempladas», destacando ainda a frequência com que determinados atletas já foram distinguidos nesta iniciativa camarária. «Há atletas que, se não fizeram “o pleno”, pelo menos três vezes vieram aqui, o que significa que tiveram empenho e que continuam a trabalhar e a demonstrar, época após época, o seu valor», acrescentou.

 

A fechar a sessão, o vereador lembrou ainda o empenho dos clubes locais e reforçou a ideia de que «o importante é praticar desporto».

 

 

O nome dos atletas e o motivo das distinções

 

Da Associação de Kempo e Kajukembo do Cadaval (AKKC) foram homenageados 16 elementos, pelos resultados recentemente obtidos nas participações no Campeonato Mundial de Artes Marciais e Campeonato Nacional de Kempo, competições que lhes conferiram 30 medalhas (ouro, prata e bronze) nas diversas vertentes da arte por eles praticada. Dias depois desta cerimónia, a AKKC viria a somar mais títulos ao seu já vasto currículo.

 

O Município distinguiu, assim, Sofia Vieira (2.º e 3.º lugares no campeonato mundial e 1.º e 3.º no campeonato nacional); Ricardo Vieira (dois terceiros lugares no mundial e um 3.º no nacional); Matilde Oliveira (1.º lugar no mundial e três segundos lugares, dois obtidos no mundial e um no nacional); Mateus Bellon (1.º lugar no mundial e 2.º no nacional); Ruben Fiel (2.º lugar no mundial); Rodolfo Geada (dois terceiros lugares no mundial e um 2.º lugar no nacional); Beatriz Geada (dois terceiros lugares no mundial e dois terceiros lugares no nacional); Camila Fialho (dois terceiros lugares no mundial e um 2.º lugar no nacional); Mário Matias (um 3.º lugar no mundial e outro no nacional); Mateus Santos (2.º lugar no nacional); Mafalda Santos (1.º lugar no nacional); Sofia Fialho (2.º lugar no nacional); Tomás Deus (2.º lugar no nacional).

 

Os mencionados atletas são instruendos de Carlos Marques (instrutor-chefe), coadjuvado por Ruben Oliveira e Marcos Gião (instrutores adjuntos), também homenageados na ocasião.

 

De seguida, a Câmara Municipal reconheceu o papel dos ginastas da Casa do Povo do Concelho do Cadaval, a saber: Maria Figueiredo (campeã distrital júnior, em Tumbling); Rafaela Netas, Margarida Pereira e Mariana Pereira, que obtiveram, no Campeonato Distrital de Seniores, o 2.º lugar por equipas em Tumbling e 3.º lugar por equipas em Duplo Mini Trampolim, este último alcançado, igualmente, por Catarina Matias. Duarte Baltazar, professor de ginástica da Casa do Povo e treinador das ginastas premiadas, foi também reconhecido pelo Município.

 

No Triatlo, Vanessa Pereira arrecadou, este ano, mais uma distinção camarária, pela recente obtenção do 1.º lugar no “Half Ironman Setúbal”, ao serviço do Atlético Clube de Portugal.

 

Nesta modalidade, André Duarte e Jorge Canuto, atletas do Clube de Triatlo do Oeste, foram respetivamente 3.º classificado e vice-campeão no Campeonato Nacional de Triatlo Longo Por Idades – Escalão sub-23.

 

Renato Inácio, da ADCR Painho, sagrou-se recentemente vice-campeão nacional de Duatlo Por Idades – Escalão 55/59 anos, enquanto Carlos Matias, da AMCR Fonte Grada, foi campeão nacional no Escalão 75/79 anos.

 

No Atletismo (Desporto Adaptado), Paulo Pinheiro, atleta da Associação Jorge Pina, foi distinguido pelo Município em virtude de ter obtido os seguintes títulos, nesta época: vice-campeão do mundo em meia-maratona e campeão do mundo por equipas; vice-campeão nacional de estrada 10.000m e de cross; vice-campeão nacional de pista 1.500m e 3.º classificado em 800m. O atleta vai, entretanto, participar nos campeonatos do mundo de Atletismo.

 

Na modalidade de Jiu Jitsu Brasileiro, a Câmara Municipal enalteceu os títulos obtidos por João Moreira, a saber: campeão europeu e campeão nacional “peso-pluma”.

 

Em Automobilismo, Paulo Antunes foi campeão nacional de Clássicos de Circuitos, em 1.300 cc. Por sua vez, Afonso Fonseca, em Todo-o-Terreno, sagrou-se campeão nacional 2016 e 2017 do Troféu Yamaha – Classe Iniciados.

 

Ao nível do Futebol de Onze, Guilherme Ribeiro, a jogar pelo Caldas Sport Clube, foi campeão distrital de juvenis, alcançando a subida ao Campeonato Nacional, para além de vencer a Taça Distrito de Leiria/Juvenis.

 

Salvador Severino, ao serviço do Sporting Clube de Portugal, alcançou o título de campeão distrital Iniciados A – Sub-13.

 

Cristiana Garcia, envergando a camisola do Sporting Clube de Braga, tornou-se vice-campeã nacional de Seniores Femininos, tendo entretanto sido convocada para a seleção nacional de futebol.

 

Na última modalidade distinguida – o Voleibol, a autarquia felicitou Ruben Paz, que alcançou, ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, os títulos de campeão nacional de seniores (Divisão Elite) e campeão distrital de juniores.


 Aceder a fotorreportagem municipal, na página de Facebook da CMC

Fonte: S.Com. | CMC



  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2017 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.