“13 de Janeiro” celebrado com exposição alusiva e apresentação musical

Cadaval assinala 116.º Aniversário da Restauração do Concelho

03-01-2014
Cadaval assinala 116.º Aniversário da Restauração do Concelho
A Câmara Municipal assinala, a 13 de janeiro, o 116.º Aniversário da Restauração do Concelho, data reconhecida oficialmente como Feriado Municipal. O cartaz comemorativo inclui a inauguração da exposição “Extinção e Restauração do Concelho do Cadaval” e uma apresentação musical pelos alunos do projeto “Musiforma”, com convidados especiais tais como a atriz Sofia Aparício. Participe!

A celebração do “13 de Janeiro” arranca com o tradicional Hastear da Bandeira, pelas 09h30, junto aos Paços do Concelho, sob toada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Cadaval e testemunhado por ilustres representantes dos órgãos municipais e de outras instituições locais.

Uma hora depois, acontece a abertura oficial da exposição Extinção e Restauração do Concelho do Cadaval”, uma mostra preparada pelo Museu Municipal e constituída por seis painéis explicativos do conturbado processo que conduziu da extinção e desmembramento do concelho, em 1895, à restauração da sua autonomia, após uma acesa resistência do povo concelhio, corria o ano de 1898. A cerimónia inaugural desta mostra, que permanecerá patente no átrio dos Paços do Concelho, contará com uma breve apresentação, no auditório da câmara, pelo representante do museu, João Ludgero Gonçalves.

O programa festivo inclui a habitual missa em honra dos beneméritos do concelho, a ter lugar pelo meio-dia, na Igreja Matriz do Cadaval.

Pelas 15h00, realizar-se-á, no cine-auditório da associação de bombeiros (Cadaval), uma apresentação de peças musicais interpretadas por alunos do projeto “Musiforma”.

O “Musiforma” trata-se de uma iniciativa camarária que está a proporcionar, desde setembro de 2013, aulas de música descentralizadas pelas diversas freguesias e abertas a todos os interessados. As aulas assentam num método inovador de aprendizagem, em que o aluno integra uma orquestra desde a primeira lição, aprendendo o instrumento que escolheu.

Trata-se de um projeto apoiado pela Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro de Pragança, Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval e pelas juntas de freguesia aderentes.

A apresentação musical agendada para o Feriado Municipal irá basear-se na atuação de alunos que estão a aprender música neste projeto, já implementado em Alguber, Cadaval, Vermelha e Cercal (perspetivando-se, entretanto, o arranque no Painho), com o apoio das juntas de freguesia respetivas.

A mesma será composta por sete peças musicais de flauta, saxofone alto, acordeão, bombardino, trompete, guitarras e, a finalizar, a apresentação coletiva de uma canção.

A iniciativa, de acesso gratuito ao público, terá como convidados especiais o músico Rui de Luna e a atriz Sofia Aparício, com um momento de declamação de poesia, acompanhada ao piano. Por seu turno, o cantor Filipe Delgado apresentará dois 2 temas:“Vidas trocadas”, da novela “Destinos Cruzados”, e “Sonho na palma da mão”, do seu novo álbum.

Participe!