No âmbito das parcerias do Município com a OesteSustentável e com a EDP

Programa de eficiência energética prossegue no concelho do Cadaval

10-10-2017
Programa de eficiência energética prossegue no concelho do Cadaval
Paços do Concelho com iluminação mais eficiente
No âmbito da fase-piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”, o Município promoveu, em parceria com a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a substituição dos sistemas de iluminação do edifício dos Paços do Concelho. Ainda adentro da sustentabilidade energética, mas numa parceria camarária com a EDP, continua em marcha, em várias ruas do concelho, a campanha de substituição de luminárias convencionais por luminárias LED.

A recente instalação de iluminação LED no edifício dos Paços de Concelho do Cadaval, no âmbito da fase-piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”, permitirá, segundo informa a OesteSustentável, uma poupança estimada em cerca de 20,3 kWh (quilowatts-hora) por ano, evitando a emissão de cerca de 8,4 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

Segundo avança a mesma agência, a medida representa «uma poupança anual de 3.242 euros para o Município do Cadaval e uma redução de 64% nos custos com a fatura de energia elétrica».

Segundo a OesteSustentável, o retorno do investimento municipal dar-se-á em cerca de onze meses. «Ao décimo primeiro mês após a instalação, a intervenção ficará paga apenas com as poupanças obtidas», aponta.

O projeto “LEDíficios do Oeste” visa reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência energética em edifícios da região Oeste. O mesmo prevê «a substituição de cerca de 28 mil lâmpadas fluorescentes (tubulares e de halogénio) por lâmpadas LED, em edifícios municipais, quartéis de bombeiros, estabelecimentos escolares e instituições de solidariedade social, localizados na área de abrangência da OesteSustentável».

Informa a mesma entidade que o “LEDíficios do Oeste” conta com um orçamento global previsto de 560 mil euros, cofinanciados, a fundo perdido, em cerca de 71%, com um período de execução de dois anos, até dezembro de 2018.

Surge no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017/2018), «que apoia financeiramente iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de eletricidade em diferentes segmentos de consumidores».

«O PPEC 2017/2018 aprovou 75 medidas que serão implementadas por 33 promotores, tendo o projeto "LEDíficios do Oeste" obtido a melhor classificação no seu segmento de entre 35 projetos candidatos», acrescenta a mesma fonte.

Iluminação pública: outro dos enfoques da eficiência energética

Ao nível da iluminação pública, e numa parceria do Município com a EDP, e na mesma lógica da eficiência energética, prossegue a campanha de substituição de luminárias convencionais (com lâmpadas de vapor de mercúrio) por luminárias LED.

Recorde-se que, só em 2016, foram aplicadas um total de cem unidades em diversos pontos do concelho, estando, no decurso de 2017, a ser colocadas cerca de 150 unidades.
Fonte: S.Com | CMC