Primeiro concelho português presente no ciclo de exposições do Parlamento

Exposição sobre o Cadaval patente na Assembleia da República (c/vídeo)

23-03-2012
Exposição sobre o Cadaval patente na Assembleia da República (c/vídeo)
O Cadaval abriu, a 21 de março, o ciclo de exposições sobre concelhos portugueses na Assembleia da República, em Lisboa. O dia inaugural da mostra económica e cultural do concelho contou com a presença de uma vasta comitiva de cadavalenses. A exposição está patente até dia 27, estando disponível ao público na lógica de visitas ao Parlamento.

[ Vídeo-reportagem da inauguração da exposição ]

Durante a sessão solene, decorrida no salão nobre do Parlamento, Duarte Pacheco, deputado e secretário da mesa da Assembleia da República (AR), deixou um agradecimento público a Assunção Esteves, presidente daquele órgão legislativo, pelo «desafio» lançado aos deputados parlamentares de poderem trazer um pouco dos seus concelhos até à Assembleia, mostrando-se igualmente grato ao município do Cadaval por ter, desde logo, «agarrado esta oportunidade».

Após ter caraterizado pormenorizadamente o concelho do Cadaval, nas suas diversas vertentes, Aristides Sécio reconheceu a oportunidade concedida pela presidente da AR ao concelho do Cadaval «de trazer a este espaço tão emblemático, do ponto de vista legislativo e do exercício da democracia, uma amostra da nossa cultura e identidade, que fazem do Cadaval um território ímpar onde cada um vale mais e que contribuirá, com o seu labor, para a afirmação e independência económica do nosso querido Portugal», realçou o autarca.

Por último, Guilherme Silva, vice-presidente da AR, considerou esta iniciativa um «estímulo para a nossa missão de parlamentares», no sentido «de tudo fazermos pelo país e por um povo que tudo merece e que tem aqui, no concelho do Cadaval, e nesta amostra que aqui nos trouxe, um exemplo bem vivo de que Portugal vale a pena».

Aristides Sécio, Guilherme Silva e Bernardino Soares, durante visita inaugural

O dia inaugural contou com a presença de uma vasta legião de cadavalenses, nomeadamente diversos representantes dos órgãos do município, responsáveis de instituições e de empresas locais, entre outros. Participaram também, no ato inaugural, deputados da AR bem como funcionários parlamentares.

De referir a presença musical da Banda Filarmónica 1.º Dezembro de Pragança e de um grupo de elementos do Grupo Gente Gira, que proporcionaram dois momentos musicais que agradaram aos presentes – respetivamente, um de música clássica e um outro de canção e de fado.

A banda de Pragança, durante atuação na Assembleia da República

A mostra cadavalense constitui, com efeito, a primeira de um ciclo de exposições sobre os concelhos portugueses que a Assembleia da República se propôs acolher, neste caso com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval.

A exposição encontra-se patente, até próxima terça-feira, nos corredores do Parlamento, constituindo-se por uma vertente institucional onde são mostrados diversos aspetos caraterizadores do concelho, atividades e equipamentos públicos relevantes, bem como referências ao património paisagístico e cultural local.

A visita oficial prosseguiu pelos diferentes espaços da exposição

Paralelamente, numa vertente económica, estão representados os produtos basilares da economia cadavalense, bem como do artesanato local, principalmente nos domínios da fruticultura, da vitivinicultura e doçaria, entre outros.

Uma prova dos diferentes produtos locais em exposição, acompanhada pelo vinho “Leve de Honra” fez as delícias dos muitos participantes nesta cerimónia de abertura.

Para marcação de visitas de grupos ou para mais esclarecimentos sobre esta exposição cadavalense, ligue 916 371 944.

Grupo Gente Gira levou dois temas, interpretados por Mariana Rodrigues

[ Notícia redigida ao abrigo do novo acordo ortográfico ]