O emblemático evento incluirá a eleição da Rainha das Vindimas 2014

Tradicional Baile das Vindimas regressa dia 27 ao Cadaval

12-09-2014
Tradicional Baile das Vindimas regressa dia 27 ao Cadaval
Realiza-se dia 27 de setembro (sábado), pelas 22 horas, no Pavilhão Augusto Simões (Cadaval), o emblemático Baile das Vindimas, numa reedição a cargo do Clube Atlético do Cadaval (CAC) com o apoio do município e juntas de freguesia. O tradicional evento incluirá a Eleição da Rainha das Vindimas 2014, concurso que, na década de 60, distinguiu Manuela Moura Guedes.
O Pavilhão Augusto Simões (junto ao Campo de Jogos Municipal), sede do CAC, volta a acolher o evento, depois de, em 2008, o mesmo clube ter ali realizado uma reedição experimental.

O clube recupera, assim, aquele que foi, ao longo de várias décadas, um dos mais importantes eventos culturais do concelho, outrora acolhido e realizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

A animação musical da festa ficará a cargo da Banda Xeques Orquestra, sendo o espetáculo apresentado por João Carlos Costa. Quanto ao concurso, desfilarão cerca de 15 jovens candidatas, representativas das diferentes freguesias do concelho.

No que toca a reservas de mesa, elas podem ser feitas através dos seguintes contactos: Junta de Freguesia do Cadaval e Pero Moniz (262 188 977 ou 262 691 098); Marypaul Modas – Cadaval (262 696 407) ou contactando diretamente o Clube Atlético do Cadaval (916 890 161, 917 358 981 ou ainda pelo e-mail clubecadaval@gmail.com).

Um evento que remonta ao ano de 1958

O tradicional Baile das Vindimas trata-se de uma celebração que remonta ao ano de 1958, tendo chegado a 2001 (com algumas interrupções e em moldes diferentes) e assentando a sua origem na celebração do final da colheita da uva, uma vez que a viticultura assumia, na época, a principal atividade agrícola do concelho.

Na noite festiva, os muitos convivas trajavam a rigor e enchiam o pavilhão dos bombeiros de graciosidade e boa disposição. A animação incluía, invariavelmente, a tradicional eleição da Rainha das Vindimas, concurso que, curiosamente, na década de 60, viria a distinguir Manuela Moura Guedes, conceituada figura televisiva.

Manuela Moura Guedes: o rosto conhecido de um baile com tradição

O acontecimento festivo contava sempre com presenças musicais de renome, sendo disso exemplo o já desaparecido Shegundo Galarza e sua orquestra.

De acordo com o presidente do Clube Atlético, António Correia, a ideia de fazer ressurgir este importante evento prende-se com a vontade de fazer reviver «bons velhos tempos» e de não deixar cair uma tradição local profundamente enraizada.

Seria o histórico baile a inspirar aquele que atualmente constitui o certame mais relevante do concelho – a “Festa das Adiafas”, que por sua vez decorrerá, este ano, de 22 a 30 de novembro, junto ao Campo da Feira do Cadaval, numa organização do município. A Festa das Adiafas vem, por seu turno, não apenas festejar a produção vitivinícola mas também a fruticultura, pelo peso que, nomeadamente, a Pera Rocha do Oeste representa para a economia do Concelho, promovendo e distinguido, por acréscimo, toda a restante produção local e regional.
Fonte: SC | CMC